O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a autorização para a realização de oito concursos públicos que somam 890 vagas em 16 carreiras da administração estadual. O anúncio ocorreu durante evento pelo Dia do Servidor Público, em Salvador, e tem como objetivo recompor quadros efetivos em áreas estratégicas do governo.
Segundo a gestão estadual, a medida contempla setores do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas e Gestão Governamental, Procuradoria e produção de informações econômicas, sociais e geoambientais. A previsão é que as contratações ocorram a partir de janeiro de 2027, após os trâmites de autorização, editais e seleção dos candidatos.
A distribuição de vagas inclui a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), com 100 oportunidades para auditor fiscal e 100 para agente de tributos; a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com 135 vagas para procurador (20), assistente (50) e analista de procuradoria (65); e os órgãos ambientais Sema e Inema, com 110 postos para técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Na infraestrutura, serão 120 vagas para especialistas e técnicos em Obras Públicas, com atuação nas secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
Na área agropecuária, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) terá 160 vagas para fiscal estadual agropecuário e 40 para técnico em fiscalização agropecuária. Também estão previstas seleções para especialistas e técnicos em Regulação (40 vagas), especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (50) e especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais (35), com absorção pela Agersa, Saeb, Seplan e pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Durante o evento, o governador indicou que um novo pacote com foco na Segurança Pública poderá ser apresentado posteriormente. Cobertura especializada aponta a Adab com trâmites mais adiantados e expectativa de edital até janeiro de 2026, enquanto outras seleções seguem em fase de autorização e preparação de editais.
Os próximos passos incluem a formalização das autorizações remanescentes, definição de bancas organizadoras, publicação de editais e cronogramas de provas. Candidatos interessados devem acompanhar os canais oficiais do governo estadual e os diários oficiais para atualização de prazos, requisitos e etapas de seleção.

