Connect with us

Cenário Político

Jerônimo defende parceria federal para acesso ao BPC por autistas

Governador Jerônimo pede ao governo federal agilizar acesso ao BPC para autistas, defendendo cadastro unificado.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Bpc

O governador Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), destacou neste sábado, 6, a importância de simplificar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele enfatizou que a responsabilidade de tornar esse processo menos complicado recai sobre o governo federal, salientando a necessidade de uma colaboração mais estreita entre o Ministério da Previdência, os estados e os municípios.

Jerônimo explicou que alguns serviços governamentais dependem diretamente de ações federais, propondo um modelo de registro unificado. “Uma pessoa não deveria precisar fazer inúmeros cadastros. Idealmente, um único registro, como o realizado para o Bolsa Família, deveria ser suficiente para abranger as necessidades municipais, estaduais e federais. Essa é a visão”, disse o governador.

Além disso, o governador destacou a flexibilidade e a intersecção do BPC com diferentes áreas, como Serviço Social, Educação, Saúde e Esportes. Ele citou que diversos setores, incluindo secretarias de Educação e Saúde, já fazem uso de um sistema de cadastro unificado, que poderia ser ampliado para beneficiar ainda mais as pessoas com deficiências e com TEA.

“Nossa intenção é observar e contribuir para o que o governo federal está fazendo, melhorando e ampliando o uso do cadastro. Dessa forma, podemos alcançar as pessoas que têm algum grau de deficiência ou autismo, facilitando o acesso delas a serviços essenciais”, concluiu Jerônimo Rodrigues.

Mais Lidas