Connect with us

Cenário Político

INSS alerta sobre fraudes na solicitação do salário-maternidade

INSS esclarece que a solicitação do salário-maternidade é gratuita e deve ser feita pelos canais oficiais para evitar fraudes.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem ilustrativa (Reprodução/ redes sociais)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado alertando os cidadãos sobre o aumento de páginas na internet e perfis em redes sociais que oferecem ajuda para obtenção do salário-maternidade, apresentando-se como intermediários. A autarquia esclarece que esses serviços não são necessários, visto que o procedimento oficial é totalmente gratuito e acessível diretamente pelos canais oficiais do INSS.

Para solicitar o salário-maternidade, os interessados devem utilizar o aplicativo ou site do INSS, ou ainda entrar em contato com a Central de Atendimento 135, sem a necessidade de pagamento de taxas ou multas antecipadas para a liberação do benefício.

O INSS adverte que, se houver necessidade de suporte de terceiros na solicitação, as seguradas devem procurar um advogado registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou a Defensoria Pública. Esta última opção é indicada para aqueles que não possuem condições financeiras de contratar um advogado privado.

Além disso, o instituto reforça a importância de não compartilhar dados pessoais, como CPF, nome completo e data de nascimento, em sites não confiáveis ou com pessoas desconhecidas. As ofertas que parecem facilitar o acesso ao salário-maternidade através de canais não oficiais devem ser tratadas com suspeita, pois representam potenciais riscos à segurança das informações pessoais do cidadão.

Mais Lidas