Connect with us

Cenário Político

Impeachment do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, é solicitado por 41 deputados

Desdobramentos políticos e jurídicos do pedido de impeachment de Silvio Almeida.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Foto: Metrópoles

Um grupo de 41 deputados, liderado por Rodrigo Valadares, do bloco bolsonarista, anunciou a intenção de protocolar um pedido de impeachment contra o Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A ação é motivada pela recente revelação de que o ministério financiou despesas de viagem e hospedagem para Luciane Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”, para participar de eventos governamentais em Brasília.

Os parlamentares argumentam que o financiamento dessas despesas constitui um ato incompatível com a dignidade e o decoro do cargo, conforme previsto nos artigos de crime de responsabilidade. O caso ganhou notoriedade devido ao histórico criminal de Luciane Farias, esposa de Clemilson Farias, uma figura de destaque no Comando Vermelho. Farias, condenada por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa, está atualmente em liberdade condicional enquanto aguarda o recurso.

A polêmica se intensifica com a confirmação de que Luciane teve reuniões no Ministério dos Direitos Humanos e no Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de encontros com deputados como André Janones e Guilherme Boulos.

Em resposta, o Ministério dos Direitos Humanos divulgou uma nota explicando que o custeio das despesas de Luciane Farias foi aprovado sem o conhecimento direto do ministro ou de sua equipe, seguindo as indicações dos comitês estaduais. A pasta enfatiza a participação de mais de 70 representantes de todo o Brasil no evento, ressaltando a autonomia dos comitês estaduais na escolha dos participantes.

Paralelamente, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enfrenta críticas e acusações em redes sociais relacionadas à presença de Luciane Farias em eventos do ministério. O ex-presidente Lula defendeu Dino publicamente, classificando as acusações como ataques coordenados e criminosos.

Dino, por sua vez, processou o vereador Fernando Holiday (PL-SP) por difamação, após Holiday publicar uma foto erroneamente identificando a mulher ao lado de Dino como Luciane Farias, quando na realidade era uma comediante.

O caso gerou especulações sobre motivações políticas internas, especialmente em relação à indicação de Dino para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), prevista para ser anunciada pelo presidente Lula.

Mais Lidas