Connect with us

Cenário Político

Ilan Goldfajn é indicado pelo Brasil e eleito presidente do BID

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Ilan Goldfajn É Indicado Pelo Brasil E Eleito Presidente Do Bid

Ilan Goldfajn, indicado pelo governo brasileiro, foi escolhido hoje (20) para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Ministério das Relações Exteriores confirmou a informação. Goldfajn substitui Claver-Carone.

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), composto por 48 países membros, é eleito para um período de cinco anos. Além do Brasil, outros países da América Latina – Argentina, Trinidad e Tobago, México e Chile – também haviam indicado candidatos para a presidência do banco.

Ex-diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn esteve à frente do Banco Central do Brasil entre 2016 e 2019. No período entre 2000 e 2003, exerceu a função de diretor de Política Econômica daquela organização.

A eleição no Banco Norte-americano de Desenvolvimento será após a saída do norte-americano Mauricio Clavier-Carone. Escolhido pelo ex-presidente Donald Trump para assumir a presidência da organização. Ele foi afastado em assembleia, no dia 26 de setembro, sob a acusação de manter relações sexuais com uma funcionária e de retaliar aqueles que denunciaram o caso. A hondurenha Reina Irene Mejía, vice-presidente, está temporariamente no comando do banco.

ANÚNCIO

Mais Lidas