Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Áudio revela que “Japinha do CV” já fingiu estar morta após operação

Mulher é estuprada após ter casa invadida pelo vizinho em Paulo Afonso

Homem morre após colisão entre moto e caminhão em Santa Brígida, na Bahia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Horário de verão vai começar no mesmo dia da primeira prova do Enem

Última atualização: 09/09/2020 11:12
Compartilhar
Compartilhar

Com a confirmação de que o horário de verão começará no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 4 de novembro, a recomendação é que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

- Anúncio-

“A gente orienta os alunos a três, quatro dias antes do Enem, começarem a ajustar horário do sono. Uma coisa é chegar nervoso, outra é chegar cansado”, diz o professor de língua portuguesa do Colégio Único, Marcelo Freire.

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

“No primeiro dia de prova, a carga de leitura é muito grande e tem a prova de redação. Já tem elemento de estresse natural. Vai valer a pena tentar forçar um pouco o horário biológico alguns dias antes”, diz o professor, que acrescenta: “Se o estudante dormir mais cedo ao longo da semana, no sábado não vai ter problema com isso. Não adianta fazer isso na véspera, junto com o nervosismo, que é normal, não vai funcionar”.

- Anúncio-

A dica, segundo Freire, pode ser adotada por estudantes de todos os estados, independente de adotarem o horário de verão ou não. Isso porque a aplicação do Enem segue o horário de Brasília, que adota a alteração na hora.

Horário de verão

- Advertisement -

Ontem (15), o Palácio do Planalto informou que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições.

No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informa que os estudantes que realizarão as provas do Enem deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”. O MEC diz ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

O exame seleciona os estudantes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fechamento dos portões

Nos seguintes locais, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário local: Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo.  

Nos seguintes estados, os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário local: Alagoas; Amapá; Bahia; Ceará; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Sergipe; Tocantins.

Nos seguintes estados, os portões abrem às 10h e fecham às 11h, no horário local: Amazonas; Rondônia; Roraima.

No Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, no horário local.

MAIS LIDAS

Homem morre após colisão entre moto e caminhão em Santa Brígida, na Bahia
Polícia e investigação
Jovem morre após reconhecer amiga entre vítimas de acidente em Mata Grande (AL)
Polícia e investigação
Ex-servidores municipais realizam manifestação em Paulo Afonso por rescisões trabalhistas
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Mário Negromonte Júnior destaca obras e investimentos em Paulo Afonso nas redes sociais

Foto: Reprodução / Políticos Do Sul Da Bahia
Cenário Político

Mário Alexandre anuncia candidatura a deputado estadual em 2026

Cenário Político

Ordem de serviço do Hospital Universitário de Paulo Afonso será assinada nesta sexta, anuncia Mário Negromonte Júnior

Cenário Político

Linhas para Pedra Comprida e Riacho começam a operar em Paulo Afonso nesta segunda-feira (3)

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Cenário Político

TJ-BA fixa valores para auxiliares em dias úteis do recesso

Possível Escassez De Chips Veio À Tona Com A Intervenção Do Governo Holandês Na Nexperia (Imagem: Andrew Angelov/Shutterstock)
Cenário Político

China vai priorizar exportação de semicondutores para montadoras

Amazon É Condenada A Pagar Indenização A Assinante Do Prime Video Por Exibir Propagandas Sem Autorização. Crédito: Imagem Gerada Por Ia/Chatgpt
Cenário Político

Amazon terá de pagar R$ 2.000 por anúncios no Prime Video

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cenário Político

Casa Branca limita acesso à Sala 140 e reduz circulação de jornalistas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?