Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Risco de morte de Bolsonaro é “iminente”, diz deputado

Autoridades detalham estado dos corpos encontrados no Paraná

Pela primeira vez, uma mulher comanda o 20º BPM em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Governo Lula posterga vacina contra dengue e opositores acusam o governo de negligência

Senador Eduardo Girão e bolsonaristas criticam a decisão

Última atualização: 05/07/2023 22:05
Compartilhar
Compartilhar

A controvérsia se instalou após o Ministério da Saúde adiar a implementação de uma vacina contra a dengue, já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Segundo o governo Lula, são necessárias análises adicionais antes de disponibilizar o imunizante, produzido por um laboratório japonês, no Sistema Único de Saúde (SUS).

- Anúncio-

Este adiamento gerou reações acaloradas entre os opositores, que acusam o governo de negligenciar a prevenção da doença. Em vez de aproveitar a eficácia comprovada de 80,2% da vacina japonesa Qdenga, o governo Lula está priorizando uma vacina ainda em pesquisa pelo Instituto Butantan.

De acordo com O Globo, o governo Lula irá priorizar uma vacina que está sendo produzida pelo Instituto Butantan desde 2009. A vacina do Butantan, ainda em fase de pesquisa, não deverá ser liberada pela Anvisa até 2025.

“Esperar uma vacina do Instituto Butantan pode custar vidas, principalmente dos grupos mais vulneráveis”, alertou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime Barbosa.

- Anúncio-

Em pronunciamento no Plenário na última terça-feira (4), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) também questionou a decisão do governo. “Quem vai se responsabilizar por mortes por dengue nesse período?” ele indagou, citando um aumento alarmante de 46% nos casos de dengue no Brasil no primeiro semestre de 2023.

Bolsonaristas, notavelmente, começaram a criticar a decisão nas redes sociais. Eles questionam o motivo pelo qual o Governo Federal não tem mostrado interesse em integrar o imunizante já aprovado ao SUS, mesmo em face do crescente número de casos de dengue.

- Advertisement -

“Por que dois pesos e duas medidas numa situação que se refere a vidas humanas?” questionou Girão, em referência à pressão anterior sobre o governo Bolsonaro para a compra de vacinas durante a pandemia de Covid-19.

O atraso na implementação da vacina Qdenga traz consigo não apenas implicações na saúde pública, mas também um potencial risco político. As acusações de negligência e protecionismo ameaçam desestabilizar o governo Lula, enquanto os casos de dengue continuam a aumentar.

Não obstante, o governo ainda tem tempo para reverter esta situação, aprovando o uso do imunizante japonês na rede pública e enfrentando o avanço da dengue.

TAGS:anvisaBolsonaristasCrítica ao Governo LulaEduardo Girãosaúde públicaVacina contra dengue

MAIS LIDAS

Polícia apreende mais de 7 kg de maconha e prende dois jovens em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Duas pessoas são presas por tráfico de drogas no BTN II, em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Mulher é morta com mais de 100 facadas na frente dos filhos
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Prefeito de Paulo Afonso lança programa de alfabetização e anuncia conquista de nove ônibus escolares

Foto: Cristian Camilo / Divulgação
Cenário Político

TRF1 permite que terceiros produzam medicamentos à base de liraglutida

Cenário Político

Glória investe em livros, materiais pedagógicos e esportivos para a rede municipal de ensino

Cenário Político

Artistas convocam manifestações contra PEC da Blindagem; Paulo Afonso terá ato organizado pelo PT

Mulher Pagando No Supermercado Recebendo Seu Recibo / Crédito: Nicoleta Ionescu, Shutterstock (Divulgação)
Cenário Político

CPF na nota fiscal: estados fiscalizam vendas e oferecem benefícios

Homem Está De Volta Ao Cenário Empresarial (Imagem: Frederic Legrand - Comeo / Shutterstock)
Cenário Político

Elon Musk deixa cargo na Casa Branca e foca na xAI

Foto: Reprodução / Intercidades
Cenário Político

TIC Bahia busca investidores russos para ferrovia Salvador-Feira

Foto: Reprodução / Tv Globo
Cenário Político

STF mantém negativa de GAJ a delegado da Bahia enquanto responde PAD

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?