Connect with us

Cenário Político

Governo Jerônimo: Possível reestruturação na Casa Civil

Rui Costa está por trás das possíveis mudanças na Casa Civil. Descubra mais sobre as articulações.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pode estar se preparando para as primeiras alterações significativas em seu governo, antes mesmo de completar um ano de administração. Segundo fontes do Bahia Notícias, o entorno do governador estaria considerando uma reestruturação na Casa Civil, com a possível saída do deputado federal Afonso Florence (PT).

Marcus Cavalcanti cotado para assumir Casa Civil

O nome estudado para substituir Florence seria Marcus Cavalcanti, atualmente em Brasília, atuando como secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no âmbito da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Cavalcanti participou da transição do governo federal e chegou a ser cotado para ocupar uma posição de destaque na Esplanada dos Ministérios.

Rui Costa, o articulador por trás da mudança

Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil e ex-governador, seria o padrinho desta potencial mudança. Segundo fontes próximas, durante as conversas iniciais para a formação do governo Jerônimo, Rui sugeriu que Cavalcanti assumisse a Casa Civil na Bahia, uma vez que este havia sido preterido para a função de “número 2” do ministério, quando Lula optou por Miriam Belchior.

Com Cavalcanti na função, Rui manteria sua influência sobre a administração estadual, situação da qual, conforme aliados, o ministro reluta em se afastar.

A tensão entre Florence e Caetano

Há, ainda, um embate entre Florence e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, quanto ao papel de articulação. Segundo interlocutores, Florence estaria se sentindo “escanteado” na definição dos cargos e na execução das atividades da Casa Civil, que teria se enfraquecido internamente. A dinâmica das secretarias, incluindo a influência do chefe de gabinete de Jerônimo, Adolpho Loyola, também foram apontados como fontes de tensão.

A possibilidade de mudança e seus impactos

Apesar de seguir em avaliação, a probabilidade de alterações ainda é considerada distante. Além disso, outros cargos no governo estadual estariam “salvos” de mudanças, apesar de críticas de aliados à maneira como Jerônimo tem demarcado os espaços internos de poder.

A eventual saída de Florence da Casa Civil também afetaria a arrumação política do grupo. Como deputado federal eleito, Afonso retornaria para sua vaga em Brasília, potencialmente desencadeando a perda do mandato de Josias Gomes (PT). Esta mudança deve impactar diretamente na relação com o partido, tendo em vista que, após a campanha de 2022, o movimento foi planejado para também contemplar Josias, que ficou sem mandato.

O cenário futuro

Enquanto os detalhes dessa potencial reestruturação ainda estão sendo elaborados, é claro que as implicações poderiam ser profundas. No atual cenário de política estadual, as escolhas de posicionamento têm ramificações em várias direções. Uma mudança na Casa Civil poderia desencadear uma série de eventos que alterariam a dinâmica atual do poder.

No entanto, até o momento, nenhuma mudança foi confirmada oficialmente. Os envolvidos na articulação dessas possíveis alterações continuam suas discussões nos bastidores. O futuro da Casa Civil, assim como o impacto dessas decisões no panorama político, permanece em aberto.

Mantenha-se atualizado sobre este e outros tópicos importantes na política brasileira, aqui no Portal ChicoSabeTudo. Nossa equipe está comprometida em trazer a você as notícias mais precisas e atualizadas do cenário político, à medida que elas acontecem.

Mais Lidas