O governo da Bahia, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), concluiu a implementação da nova Plataforma Integradora, com investimento de R$ 240 milhões. Com essa iniciativa, a Bahia se torna o estado com maior número de antenas de estação rádio base instaladas no Brasil, somando 546 unidades. Essa estrutura está conectada a 18 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms), que atendem 404 municípios.
O projeto, executado pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), moderniza os atendimentos pelos números 190, 193 e 197, utilizados pelas forças de segurança pública e pelos bombeiros. Além disso, foram distribuídos 4.930 rádios — sendo 493 fixos, 1.699 móveis e 2.738 portáteis —, garantindo maior agilidade e eficiência na comunicação e no despacho de ocorrências, além de permitir videomonitoramento e relatórios estatísticos integrados.
Os Cicoms localizados em Barreiras, Porto Seguro, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Feira de Santana, Itaberaba, Guanambi, Irecê, Vitória da Conquista, Itabuna, Santa Maria da Vitória, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Teixeira de Freitas, Serrinha e Juazeiro já estão operando com a nova plataforma. Essa tecnologia possibilita o envio e o recebimento rápido de dados entre os municípios e o Centro de Operações e Inteligência (COI), situado em Salvador.
A nova estrutura foi elogiada por diversas autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o superintendente de Telecomunicações, major Moisés Travessa. Segundo o governo, a implementação da plataforma garantirá tempos de resposta mais rápidos, fortalecendo as ações de segurança pública e o atendimento à população.