Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem mata o pai com foice após ‘briga por causa de boi’ na Bahia

Após reagirem com tiros à abordagem da Rondesp, dois homens morrem na zona rural de Paulo Afonso

Homem que estava desaparecido é encontrado morto com tiros na cabeça em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Governo da Bahia cria Centro de Operações de Emergências em Saúde

Última atualização: 09/09/2020 10:53
Compartilhar
Compartilhar

Na próxima quinta-feira (10) entra em funcionamento o Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia. O objetivo é atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico baiano e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. A iniciava é coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e contará com participação de outros órgãos estaduais, Ministério da Saúde, além de especialistas de diversas áreas, como sanitaristas, epidemiologistas, infectologistas, obstetras, neuropediatras. Serão produzidos boletins semanais, divulgados sempre as segundas, a partir das 15h.

O Centro de Operações também será responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos. “Caso necessário, o envio de recursos adicionais será realizado”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, complementando que está em produção uma nova campanha de mobilização, envolvendo a população e os gestores municipais.

Ações

O Governo da Bahia vem desde o início do ano implementando uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Entre elas, destaque para o desenvolvimento de um teste rápido, que associado a um smartphone com GPS, permite, simultaneamente, o georeferenciamento (google maps) dos casos, a fim de controlar rapidamente os surtos, bem como ter o resultado em apenas 20 minutos, o que antes demorava até 60 dias. Esta foi uma ação inédita no país e os primeiros municípios a dispor do teste rápido foram Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Ribeira do Pombal.

Em consonância com o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Enfrentamento de Epidemias e os debates realizados no âmbito do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Fábio Vilas-Boas, que também é vice-presidente da instituição, participará de uma reunião em Brasília, na próxima quarta (9). O objetivo é alinhar as estratégias com os demais estados brasileiros, ação similar que a Secretaria da Saúde da Bahia realizou junto à região Nordeste.

Na oportunidade, os secretários de saúde unificarão as estratégias de modo a encaminhar as demandas em bloco para o Ministério da Saúde. Entre as propostas da Bahia, propõe-se a liberação de verba suplementar do Governo Federal, da ordem de R$ 15 milhões, para as ações de intervenção e contenção do processo epidêmico, além de fornecimento emergencial do suprimento de larvicidas e adulticidas, bem como agilização dos resultados dos exames laboratoriais enviados para o Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência para Zika, até a implantação da técnica no Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (Lacen), na Bahia.

Os recursos servirão ainda para adquirir novos pulverizadores costais, testes rápidos para diagnóstico de dengue e chikungunya, bem como ampliar o projeto do Aedes transgênico, em Juazeiro.

RELACIONADAS

Foto: Fellipe Sampaio /Stf
Moraes derruba parte de suspensão de ação contra Ramagem no STF
Cadastramento no Minha Casa Minha Vida é prorrogado por mais uma semana em Paulo Afonso
Moto Paulo Afonso injetou mais de R$ 5 milhões na economia da cidade, diz prefeitura
Foto: Shutterstock
Ministério Público da Bahia recomenda eliminar burocracia em registro de veículos PCD
Foto: Leonardo Rattes/Saúde Govba
Governo da Bahia inicia licitação para gestão do Hospital Geral de Itaparica
Foto: Rafael Rodrigues / Ec Bahia
Ceni busca quebrar tabu contra Flamengo após sequência de derrotas

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Cenário Político

AGU exclui quatro entidades de lista de bloqueio por fraudes envolvendo INSS

Capa.jpg
Cenário Político

Por que Leão 14? O novo papa revive um nome histórico e sinaliza nova era para a Igreja

2C3Afc0D5E75Aa1B3A77Ae50Fde499E6.Jpeg
Cenário Político

Fumaça branca no Vaticano: cardeal norte-americano Robert Prevost é eleito papa Leão XIV

Cenário Político

Paulo Afonso está entre os municípios contemplados no novo edital do Mais Médicos

Cenário Político

Prefeitura de Glória alinha últimos detalhes para a tradicional Festa de Santo Antônio 2025

Foto: Divulgação
Cenário Político

Licitação para gestão da Maternidade de Referência em Salvador é publicada pela Sesab

Foto: Divulgação
Cenário Político

Senador Coronel se afasta de aliados e governo da Bahia planeja possível retaliação

Foto: Edu Mota / Bahia Notícias
Cenário Político

Anistia para presos do 8 de janeiro mobiliza 10 mil em marcha com Bolsonaro em Brasília

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?