O Governo da Bahia anunciou, na segunda-feira (28), a construção de cerca de 4 mil novas moradias no meio rural, em evento realizado no município de Barreiras, no oeste do estado. A iniciativa, que integra o programa Minha Casa, Minha Vida Rural, contempla agricultores familiares, comunidades indígenas e quilombolas, com investimentos em habitação e infraestrutura.
O principal destaque é a abertura de edital para a construção de 3 mil unidades habitacionais destinadas a famílias de agricultores familiares e comunidades tradicionais. A ação será executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e busca atender demandas históricas por moradia adequada no campo.
Além disso, outros dois editais preveem a construção de 791 casas em comunidades quilombolas e de fundo e fecho de pasto, distribuídas em 27 municípios, em parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. Para as comunidades indígenas, estão previstas 98 novas moradias, além da autorização para construção de 108 unidades em aldeias, por meio de termo de colaboração entre a CAR/SDR e entidades da sociedade civil.
O governo também anunciou a retomada de 984 obras de moradias rurais em 15 municípios, no âmbito do Minha Casa, Minha Vida Rural, com recursos federais e estaduais. Segundo o coordenador de Integração de Políticas Públicas da CAR, Guilherme Rodrigues, a iniciativa representa um avanço na política estadual de habitação rural, com impacto direto na agricultura familiar e no fortalecimento das comunidades tradicionais.
Durante o evento, foram entregues 30 barracas de feira padronizadas à União dos Estudantes do Rio São Francisco (UESF), para estimular a comercialização de produtos da agricultura familiar, e um veículo utilitário à Associação Cultural Comunitária dos Moradores do Bairro Vila Brasil, em Barreiras.
As novas moradias terão três quartos, sala-cozinha, banheiro e varanda, totalizando 63,71 m², com cisterna para captação de água da chuva e acesso à energia elétrica. As famílias também serão acompanhadas por um Projeto de Trabalho Técnico Social, com ações em saúde, geração de renda, organização comunitária, associativismo e cooperativismo, adaptadas à realidade local.
Os editais para seleção das entidades e início das obras serão publicados no Diário Oficial do Estado, marcando o próximo passo para a efetivação das novas moradias em mais de 40 municípios baianos.