O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (4), em coletiva de imprensa em Salvador, a abertura de 750 vagas para o próximo concurso da Polícia Civil do estado. Segundo o governo, ainda não há detalhes sobre cronograma de inscrições, banca organizadora ou remuneração. Também foram anunciadas 120 convocações de aprovados em concursos anteriores da polícia e do Corpo de Bombeiros, além da implementação de 153 viaturas, das quais 76 serão descaracterizadas para ações de inteligência.
Confira a distribuição das vagas
- Investigadores: 500 vagas;
- Escrivães: 150 vagas;
- Delegados: 100 vagas.
Ao longo de 2025, representantes do governo e da corporação indicaram que um novo edital seria publicado neste ano, em alguns momentos com expectativa superior a mil vagas. Em janeiro, foi sancionada lei que criou 2.397 cargos na Polícia Civil (delegados, escrivães e investigadores), medida que embasa futuras seleções e reforços no efetivo.
Na coletiva desta terça, o governo também detalhou medidas de reforço operacional, como a entrega de viaturas e o anúncio de investimentos no sistema prisional para 2026, que incluem a previsão de 1,4 mil vagas em unidades prisionais e a atuação de 440 policiais penais.
O edital do concurso da Polícia Civil da Bahia, com distribuição de vagas por cargo, datas das etapas e critérios de seleção, ainda não foi divulgado oficialmente. Em seleções anteriores, a corporação adotou etapas como provas objetivas e discursivas, avaliação de títulos, teste de aptidão física, exames médicos e psicológicos, investigação social e curso de formação. No concurso de 2022, foram ofertadas 1.000 vagas (150 para delegado, 150 para escrivão e 760 para investigador), com 44.133 inscritos e remuneração inicial de referência que podia chegar a R$ 13 mil, de acordo com publicações especializadas consultadas.


