Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Cantora de Tacaratu que viralizou por ter “a voz de Pablo” sofre acidente após gravação

Mulher recebe R$ 2,4 milhões por engano e gasta tudo em um dia: ‘Pensei que fosse presente de Deus’

Defesa do PM envolvido em briga com GCM e bombeiro em Paulo Afonso emite nota de esclarecimento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Governo apresenta medidas para fortalecer permanência dos jovens no ensino médio

Governo federal busca fortalecer permanência dos jovens na escola através de ações planejadas e recursos orçamentários.

Última atualização: 27/07/2023 15:48
Compartilhar
Educação
Compartilhar

Nesta quinta-feira, 27 de julho, durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que o governo federal está empenhado em implementar ações para fortalecer a permanência dos jovens no ensino médio. O objetivo é evitar que muitos deles abandonem os estudos para buscar trabalho, por falta de recursos financeiros para se manter na escola.

- Anúncio-

De acordo com o ministro, pesquisas têm mostrado que apenas 64% dos jovens que ingressam no ensino fundamental conseguem concluir o ensino médio no Brasil. Essa evasão de quase um terço dos estudantes é motivo de preocupação para o governo, que busca soluções para reverter esse cenário.

O protesto que ocorreu durante a participação do ministro na reunião é um reflexo das controvérsias em torno do Novo Ensino Médio. Camilo Santana enfatizou que o governo federal está realizando uma consulta pública sobre o tema, na qual mais de 150 mil alunos já se manifestaram. Ele defendeu que a construção de políticas educacionais deve ser feita de forma responsável e planejada, evitando decisões apressadas e espetacularizações.

Na ocasião, o ministro apresentou também três pontos considerados prioritários na Política Nacional de Educação: a melhoria da alfabetização, a expansão do ensino em tempo integral e a conectividade nas escolas.

- Anúncio-

Em relação à alfabetização, a pesquisa Alfabetiza Brasil, com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), revelou que 56,4% das crianças não estão alfabetizadas ao final do 2º ano, o que corresponde a uma população de 1,57 milhão de crianças. O MEC tem trabalhado arduamente para reverter esse quadro com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma nova política instituída em junho, que já conta com a adesão de 100% dos estados e 91% dos municípios.

Quanto ao ensino em tempo integral, o ministro destacou a nova lei que retoma a política nacional de educação em tempo integral, que será sancionada em breve pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa lei permitirá que o MEC ofereça apoio técnico e financeiro aos municípios e estados que ampliarem as vagas para esse tipo de ensino, com o objetivo de alcançar a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação, que prevê que até 2024, 25% das matrículas no ensino básico sejam em tempo integral.

- Advertisement -

A conectividade nas escolas também é uma prioridade do governo federal. A intenção é garantir que todas as escolas públicas do país tenham acesso à banda larga para fins pedagógicos e educacionais, bem como equipamentos adequados. Essa meta será alcançada por meio dos leilões do 5G, viabilizando o acesso à internet para cerca de 4,1 milhões de alunos que atualmente não possuem conectividade adequada.

Imagem: Twitter/Camilo Santana
TAGS:Camilo Santanachicosabetudoevasão no ensino médiofortalecer permanênciaGoverno FederaljovensmedidasMinistro da Educaçãorecursos orçamentários

MAIS LIDAS

Capa Site.jpg
Bolsa Família de outubro 2025: NIS finais 1 e 6 terão adiantamento
Curiosidades e Tecnologia
Foto: Reprodução Tv Bahia
Gustavo Barandi Oliveira é morto no Motel Lê Royale, em Salvador
Polícia e investigação
Colisão entre carro e moto é registrada por câmeras de segurança em Paulo Afonso
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Imagem: Janews/Shutterstock
Cenário Político

Ataques cibernéticos crescem 50% no Reino Unido, aponta NCSC

Foto: Divulgação
Cenário Político

Péricles recebe título de cidadão baiano pela ALBA em Salvador

(Imagem: Ssi77/Shutterstock)
Cenário Político

EUA investigam Starlink por conexão a centros de fraude em Mianmar

Foto: Secom / Prefeitura De Feira De Santana
Cenário Político

Feira de Santana prorroga sindicância sobre vazamento de nomes com HIV

Cenário Político

Prefeitura de Glória promove a Corrida Rosa & Azul 2025

Cenário Político

Apagão leva ministro a se pronunciar sobre volta do horário de verão

Cenário Político

Justiça Federal anuncia inauguração de nova sede em Paulo Afonso, com homenagem a Edmilson Jatahy Fonseca

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cenário Político

Tarcísio amplia vantagem em São Paulo, aponta pesquisa

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?