Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Padre é investigado após ser flagrado com noiva de fiel em casa paroquial

Cantora de Tacaratu que viralizou por ter “a voz de Pablo” sofre acidente após gravação

Homem é esfaqueado cinco vezes pela ex em Paulo Afonso; suspeita disse que não tinha “sangue de barata” para vê-lo com outra

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Governo anuncia plano para transformar imóveis da União sem uso em moradias sociais

Governo visa revitalizar centros urbanos com habitação social, utilizando imóveis da União, inspirado no exemplo do projeto Dandara.

Última atualização: 09/04/2024 17:58
Compartilhar
Compartilhar

A ministra Esther Dweck, responsável pela pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, anunciou nesta terça-feira (9) uma iniciativa que visa transformar imóveis federais subutilizados em centros urbanos em habitações sociais. Esta estratégia busca aproveitar edifícios situados em áreas centrais, proporcionando acesso imediato à infraestrutura existente e minimizando os deslocamentos diários, resultando em uma melhoria significativa na qualidade de vida dos residentes.

- Anúncio-

Um exemplo dessa abordagem é o projeto Dandara, localizado no coração de São Paulo. Este edifício, que foi designado de interesse público em 2013, atualmente acolhe 120 unidades habitacionais. A transformação do Dandara em um espaço residencial foi conduzida pela Unificação das Lutas de Cortiços e Moradias, com apoio do programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Em 2018, as famílias começaram a ocupar o edifício e, em dezembro de 2023, receberam suas matrículas individualizadas, fornecido pela Secretaria de Patrimônio da União.

A ministra Dweck enfatizou que o uso de prédios já construídos, que necessitam apenas de reforma e adaptação, pode significar uma redução considerável nos custos de produção de moradia, tornando o programa Minha Casa Minha Vida mais acessível. O caso do Dandara destaca também o papel vital dos movimentos sociais na construção e gestão de habitações sociais, uma tarefa que não está isenta de desafios, especialmente no que diz respeito à incorporação de imóveis ao patrimônio da União e à regularização dos mesmos.

Marli Baffini, síndica do condomínio Dandara, compartilhou a jornada até a concretização desse sonho habitacional. A reforma do edifício começou em 2014, mas enfrentou obstáculos financeiros e políticos, inclusive a redução de fundos após o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Essas dificuldades levaram a atrasos na conclusão da obra, que estava prevista para 2016 mas só finalizou em 2018. Marli e sua família chegaram a dormir no mezanino do prédio para garantir a segurança do empreendimento ainda inacabado. Apesar dos percalços, ela ressalta os benefícios da mudança, como maior acessibilidade a serviços e transporte, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

- Anúncio-

“No começo, o dinheiro que vinha do Ministério das Cidades era suficiente para tocar a obra. Quando chegou no final, a Dilma [presidenta Dilma Rousseff] sofreu impeachment, aí a gente teve assim, uma diminuição da obra. Era para terminar em 2016, só foi terminar em 2018”, disse Marli.

TAGS:Esther Dweckhabitação socialimóveis da Uniãoprojeto Dandaraqualidade de vida

MAIS LIDAS

Padre é investigado após ser flagrado com noiva de fiel em casa paroquial
Curiosidades e Tecnologia
Homem é esfaqueado cinco vezes pela ex em Paulo Afonso; suspeita disse que não tinha “sangue de barata” para vê-lo com outra
Polícia e investigação
Gerente denuncia furto de quase R$ 44 mil em Lojas Americanas de Paulo Afonso
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Roque De Sá/Agência Senado
Cenário Político

Otto Alencar diz que decisão sobre Rui Costa é exclusiva de Lula

Grupo Defende Regulamentações Para Limitar Eventuais Efeitos Negativos Da Ia (Imagem: Aleksandr Durnov/Istock)
Cenário Político

AFL-CIO pede regras para proteger trabalhadores da IA

Foto Ilustrativa: Reprodução / Câmara Dos Vereadores De Cachoeira
Cenário Político

Mais de 200 vereadores da Bahia têm parentes cortados do Bolsa Família

Foto: Imagem Ilustrativa. Betto Jr / Secom Pms
Cenário Político

Salvador mapeou píeres para requalificação e anuncia plano de segurança

Foto: Roque De Sá/Agência Senado
Cenário Político

PEC 12/2022: Senado pode votar fim da reeleição e mandato de 5 anos

Foto: Reprodução / Rbs Tv
Cenário Político

Câmara de Porto Alegre suspende sessão após uso de gás lacrimogêneo

Foto: Divulgação
Cenário Político

Planserv proíbe exames domiciliares de credenciados na Bahia

Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias
Cenário Político

Câmara de Salvador aprova política municipal de segurança alimentar

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?