O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, criticou, na última sexta-feira (3), os serviços de imigração de Portugal durante o encerramento do 2º Fórum para o Futuro da Tributação, em Lisboa. A fala chamou atenção por apontar problemas práticos que afetam quem busca regularização no país.
Em entrevista à CNN, o decano do STF pediu reparação imediata diante de atrasos, falhas recorrentes e da insegurança jurídica enfrentada por brasileiros e por cidadãos de outras nacionalidades que tentavam regularizar sua situação em Portugal.
Ao descrever o quadro, ele afirmou que o sistema estava “desorganizado e caótico”.
Reação em Portugal
As declarações geraram resposta do cenário político português. O vice‑presidente do partido Chega, Pedro Frazão, publicou um vídeo gravado durante uma viagem, no qual manifestou indignação com as críticas vindas do Brasil.
No vídeo, Frazão afirma que “é preciso ter muita lata” e acrescenta: “Portugal não precisa de sermões do Brasil, precisa de ordem, de lei e de respeito pelo povo português”.
O material foi divulgado nas redes sociais em resposta à matéria, segundo postagem do perfil Bahia Notícias relacionada ao episódio. Até agora, não foram anunciados desdobramentos oficiais ou encaminhamentos futuros sobre as críticas.
Com críticas e contra‑respostas nas redes, fica a pergunta: como e quando as falhas apontadas serão efetivamente resolvidas para dar mais segurança a quem busca regularização em Portugal?