Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Padre é investigado após ser flagrado com noiva de fiel em casa paroquial

Gerente denuncia furto de quase R$ 44 mil em Lojas Americanas de Paulo Afonso

Mototaxista de Paulo Afonso morre dias após acidente em Glória, Bahia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Geddel Vieira Lima vira réu por obstrução de Justiça

Última atualização: 09/09/2020 11:04
Compartilhar
Compartilhar

A Justiça Federal em Brasília aceitou nesta terça-feira (22) a denúncia da Procuradoria da República no Distrito Federal e transformou em réu o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) por obstrução de justiça.

- Anúncio-

Na semana passada, Geddel foi denunciado por tentativa de atrapalhar as investigações sobre desvios no FI-FGTS, o fundo de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A denúncia foi aceita pelo juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília.

Em nota divulgada nesta quarta (leia a íntegra mais abaixo), a defesa de Geddel afirmou que:

- Anúncio-

"Rechaça com veemência as fantasiosas acusações contidas na denúncia, fruto de verdadeiro devaneio e excesso acusatório. Tão logo notificado pelo juízo da 10ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, será apresentada a peça de defesa, oportunidade que demonstrará a inocorrência de qualquer ilícito e a necessidade de rejeição da inepta e inverídica acusação."

A denúncia

- Advertisement -

Segundo a denúncia da procuradoria, após as tratativas do operador Lucio Funaro para fechar o acordo de delação premiada, Geddel começou a atuar para atrapalhar as negociações. O político fez contatos telefônicos constantes com a esposa de Lúcio Funaro, Raquel Albejante Pita.

Procuradores dizem que o objetivo de Geddel era sondar como estava o ânimo do doleiro e garantir que ele não fornecesse informações aos investigadores.

"Com ligações alegadamente amigáveis, intimidava indiretamente o custodiado, na tentativa de impedir ou, ao menos, retardar a colaboração de Lúcio Funaro com os órgãos investigativos Ministério Público Federal e Polícia Federal", reitera um dos trechos da ação.

Ainda segundo o MP, as investidas de Geddel foram reveladas em depoimentos dados por Lúcio Funaro e a esposa, e confirmadas, posteriormente, por meio de perícia realizada pela Polícia Federal no aparelho telefônico de Raquel Pita. Entre os dias 13 de maio e 1º de julho de 2017 foram 17 ligações.

Aos investigadores, o casal também revelou ter ficado com receio de sofrer intimidações e retaliações por parte de Geddel, uma vez que o político possuía influência e poder, inclusive no primeiro escalão do governo.

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela defesa de Geddel nesta quarta:

NOTA À IMPRENSA

Em que pese a insanável fragilidade da denúncia formulada contra o senhor Geddel Vieira Lima, longe de significar a procedência da teratológica acusação, que nem sequer se reveste de mínima plausibilidade, serve a sua decisão de recebimento apenas para oportunizar o contraditório, possibilitando que a defesa se manifeste sobre as incabíveis e impensadas imputações feitas pelo Ministério Público, restabelecendo a verdade sobre os fatos.

Convém lembrar, acerca dos fatos precariamente descritos na denúncia, que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região já foi absolutamente claro em rejeitar a ocorrência de qualquer ilicitude, muito menos de infração penal:

“Não há delito aparente em obter informação, quando este ato não é ilegal e muito menos criminoso. Mais que isso, é um ato até esperado considerando a inexistência de proibição de contato com a esposa do Delator e a natureza da posição de investigado do próprio Geddel. Donde o ilícito?”

A defesa do senhor Geddel Vieira Lima rechaça com veemência as fantasiosas acusações contidas na denúncia, fruto de verdadeiro devaneio e excesso acusatório. Tão logo notificado pelo juízo da 10ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, será apresentada a peça de defesa, oportunidade que demonstrará a inocorrência de qualquer ilícito e a necessidade de rejeição da inepta e inverídica acusação.

Salvador/BA, 23 de agosto de 2017.

Gamil Föppel

OAB-Ba 17.828

MAIS LIDAS

Mototaxista de Paulo Afonso morre dias após acidente em Glória, Bahia
Polícia e investigação
Saiba quem foi “Chucky”, criminoso de 1,28m que aterrorizou a Bahia com mais de 20 assassinatos
Polícia e investigação
Menino morto espancado pela mãe cantou música gospel antes do crime; veja o vídeo
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso nega ter proibido show do cantor Heytor “O Boyzinho”

Feira De Santana Reforça Vacinas Após Bahia Liderar Casos De Catapora. Ketheleen Serra
Cenário Político

Bahia realiza Dia D da multivacinação em todos os municípios

Aplicativo Do Enem Em Um Celular - Crédito Editorial: Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com
Cenário Político

MEC lança app de simulado para Enem com correção de redação

Foto: Fellipe Sampaio / Stf
Cenário Político

STF determina que TJ-BA rejulgue ação sobre ICMS-DIFAL da Sendas

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Cenário Político

Lei em Portugal proíbe burcas e outras roupas que ocultem o rosto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cenário Político

Venezuela entrega armas ao povo e mobiliza tropas após ataques dos EUA

Cenário Político

“Todes são minhas boles”: vereador causa polêmica ao debochar de linguagem neutra

Foto: Feijão Almeida / Govba
Cenário Político

Bahia anuncia vencedor da licitação para implantação do VLT Salvador

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?