Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Após reagirem com tiros à abordagem da Rondesp, dois homens morrem na zona rural de Paulo Afonso

Cantor da banda Desejo de Menina se envolve em acidente com morte em Pernambuco

Homem que estava desaparecido é encontrado morto com tiros na cabeça em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Fumaça branca no Vaticano: cardeal norte-americano Robert Prevost é eleito papa Leão XIV

Fumaça branca anuncia novo papa no Vaticano: cardeal norte-americano Robert Prevost é eleito Leão XIV diante de 45 mil fiéis na praça São Pedro.

Última atualização: 08/05/2025 14:36
Compartilhar
2C3Afc0D5E75Aa1B3A77Ae50Fde499E6.Jpeg
Leão XIV
Compartilhar

Fumaça branca corta o céu de Roma. Sinos ecoam pela praça São Pedro. O mundo prende a respiração. O Vaticano acaba de anunciar: a Igreja Católica tem um novo papa — e, pela primeira vez na história, ele é norte-americano.

A cena se repete há séculos, mas cada detalhe faz história. Nesta quinta-feira (8), às 13h07 (horário local), a chaminé da Capela Sistina expeliu a tão aguardada fumaça branca, sinalizando o fim do conclave e a escolha do novo líder para mais de 1,3 bilhão de católicos.

“Habemus papam”, declarou o Vaticano, minutos antes de o cardeal Robert Francis Prevost surgir na sacada da Basílica de São Pedro, já como Leão XIV.

A eleição aconteceu no segundo dia de conclave, repetindo o ritmo das últimas duas escolhas papais, em 2005 e 2013. Desta vez, 133 cardeais participaram da votação — número recorde em relação ao conclave anterior, que contou com 117 eleitores.

A expectativa era de um processo mais demorado, mas a decisão veio após uma manhã de fumaça preta e intensas discussões entre os cardeais. Segundo o Serviço de Imprensa do Vaticano, a multidão na praça São Pedro chegou a 45 mil pessoas no momento do anúncio.

“É um momento de esperança e renovação para a Igreja”, afirmou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em entrevista coletiva.

A escolha de Prevost ocorre 17 dias após a morte de Francisco, que liderou a Igreja por 12 anos e ficou marcado por reformas históricas e uma aproximação inédita com os fiéis. Francisco faleceu em sua residência, vítima de AVC e insuficiência cardíaca, após um período de saúde delicada.

A eleição de um papa norte-americano é inédita. Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, tem 69 anos e era prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais influentes da Cúria Romana. Sua trajetória inclui missões no Peru e forte atuação em temas sociais.

Entre os destaques do conclave:

  • 133 cardeais eleitores, maior número da história recente

  • Processo de votação durou dois dias, com três rodadas de votação

  • Praça São Pedro lotada, com 45 mil pessoas acompanhando ao vivo

  • Expectativa global sobre os rumos da Igreja sob nova liderança

A tradição da fumaça branca, que começou há cerca de 200 anos, segue sendo um dos rituais mais emblemáticos do catolicismo. O anúncio do novo papa encerra o período de Sé Vacante e abre caminho para um novo capítulo no Vaticano.

“A Igreja Católica mostra, mais uma vez, sua capacidade de surpreender e se reinventar”, comentou o vaticanista John Allen Jr., em entrevista à CNN Internacional.

Agora, os olhares se voltam para os primeiros passos de Leão XIV. O mundo aguarda para ver se o novo pontífice manterá a agenda de reformas de Francisco ou imprimirá um novo ritmo à Igreja.

Com a apresentação oficial de Leão XIV na sacada da Basílica de São Pedro, o Vaticano inicia um novo papado e encerra o período de Sé Vacante, marcando mais um capítulo na história da Igreja Católica.

TAGS:fumaça brancaRobert Prevost
Faça um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADAS

Paulo Afonso está entre os municípios contemplados no novo edital do Mais Médicos
Prefeitura de Glória alinha últimos detalhes para a tradicional Festa de Santo Antônio 2025
Foto: Divulgação
Licitação para gestão da Maternidade de Referência em Salvador é publicada pela Sesab
Foto: Divulgação
Senador Coronel se afasta de aliados e governo da Bahia planeja possível retaliação
Foto: Edu Mota / Bahia Notícias
Anistia para presos do 8 de janeiro mobiliza 10 mil em marcha com Bolsonaro em Brasília
Foto: Sinpojud
Greve dos servidores do Judiciário da Bahia começa na segunda-feira em todas as comarcas

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cenário Político

Selic deve subir para 14,75% na última alta antes de possível pausa, indica Copom

Cenário Político

16 municípios baianos recebem apoio após decretarem emergência por chuvas

Cenário Político

Justiça condena Jota Matos e Rádio Bahia Nordeste a indenizar Prefeito Mário Galinho por ofensas

Foto: Divulgação
Cenário Político

Fusão entre PSDB e Podemos gera força-tarefa para manter lideranças na Bahia

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cenário Político

Família Alencar planeja expandir projeto político com candidatura de Isadora em 2026

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Deputado é suspenso por três meses após ofensas contra Gleisi Hoffman

Foto: Reprodução / Al-Ba
Cenário Político

Jerônimo Rodrigues foi ‘infeliz’ mas se desculpou, defende deputado na AL-BA

Design Sem Nome (7).Jpg
Cenário Político

Vereador Valmir Rocha lança nova Caravana do Artesão com Daniel Almeida e garante avanços para artesãos de Paulo Afonso

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?