No último dia 10, o Departamento da Força Aérea dos Estados Unidos aprovou uma proposta da SpaceX para aumentar os lançamentos em Vandenberg: agora a empresa pode realizar 100 missões anuais, ante o limite anterior de 50 lançamentos por ano.
O que muda
A autorização veio junto da declaração final de impacto ambiental, que concluiu não haver riscos ambientais significativos com o aumento das atividades. Os documentos também apontam que a base dará suporte à Starship, o foguete projetado para levar humanos a Marte.
Até agora, apenas o Falcon 9 decolava de Vandenberg, pelo Complexo de Lançamento Espacial SLC-4E. Com a aprovação, a SpaceX poderá usar o Complexo SLC-6 para lançar o Falcon Heavy, com autorização de até cinco lançamentos por ano nessa plataforma.
- O SLC-6 estava sem lançamentos desde 2022 e será adaptado para receber as futuras missões.
- O foco da empresa tem sido colocar a Starship em operação; os testes dela ocorreram no Texas até agora.
Mas será que o Falcon Heavy vai atingir essa cota? A tendência é que, no curto prazo, não: não houve lançamentos do modelo há mais de um ano e a prioridade da SpaceX tem sido a Starship.
Por fim, a SpaceX ainda aguarda a aprovação da FAA (Administração Federal de Aviação), responsável por licenciar lançamentos comerciais. Segundo a Força Aérea, a FAA emitirá sua decisão com base em análises próprias.