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Cenário Político

Fiol: nova etapa da ferrovia promete conectar Bahia a Mato Grosso

A ordem de serviço para a Fiol II abrange a conclusão dos subtrechos e montagem da superestrutura.

Última atualização: 27/06/2024 08:25
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A ordem de serviço para a nova etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) foi emitida e compreende a elaboração de projetos executivos de engenharia e a execução dos serviços remanescentes. Essa fase inclui a conclusão dos últimos 140 quilômetros da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A empresa Tec Engenharia será a responsável pela execução das obras.

A Fiol I, que conecta Ilhéus a Caetité, é gerenciada pela Bamin Mineração. Segundo o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, a nova etapa faz parte do sistema Ferrovia Centro-Oeste – Ferrovia Oeste-Leste (Fico-Fiol). “A ordem de serviço para a construção do último lote da Fiol 2 representa um avanço significativo na consolidação deste importante eixo de ligação, que se estende do litoral da Bahia, no Porto do Sul. Fiol 1 está sob concessão da Bahia Mineração e o trecho 2 será concluído como obra pública. O trecho 3 será objeto de concessão e os estudos do traçado serão concluídos até janeiro do próximo ano”, explicou Cavalcanti.

Cavalcanti também mencionou que a Fico 1, localizada em Goiás, já está em construção e que a concessão da Fico 2 será licitada em breve. “Com isso, teremos uma concessionária que irá de Caetité, conectando-se com Fiol 1, até Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Este projeto é um embrião da ferrovia transoceânica, crucial para a conexão comercial do Brasil e da América do Sul com a China e outros países asiáticos”.

Entenda a Fiol

Com aproximadamente 1.527 quilômetros de extensão, a Fiol ligará o futuro Porto Sul, em Ilhéus, no litoral baiano, a Figueirópolis, em Tocantins, onde se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia visa estabelecer alternativas econômicas para o transporte de cargas de longa distância, promover a multimodalidade, interligar a malha ferroviária brasileira e oferecer uma nova solução para o escoamento da produção agrícola e de mineração pelo terminal portuário de Ilhéus/BA.

Os benefícios esperados incluem a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios para mercados internos e externos, além do aumento da produção agroindustrial na região, graças às melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional. A Fiol também interligará os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, promovendo um melhor desempenho econômico de toda a malha ferroviária. Outros benefícios incluem incentivo a investimentos, modernização da produção, melhoria na distribuição da riqueza nacional, redução de poluentes e diminuição de acidentes em rodovias.

Na Bahia, a Fiol beneficiará diretamente os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Aurelino Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aiquara, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento do Brumado, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê, Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, São Félix do Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina, São Desidério e Barreiras.

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