A Família Alencar, forte na política da Bahia, pensa em dar um passo ainda maior em 2026. O senador Otto Alencar já tem o filho, Otto Filho, como deputado federal e o irmão, Eduardo Alencar, como deputado estadual. Agora, parece que o time pode crescer ainda mais.
O Xadrez Eleitoral para 2026
As conversas indicam que a filha do senador, Isadora Félix Alencar, pode entrar na disputa por uma vaga de deputada estadual. Essa movimentação abriria espaço para Eduardo Alencar tentar a Câmara dos Deputados em Brasília. Ele aproveitaria a base de votos deixada por Otto Filho.
Mas para tudo isso acontecer, tem uma condição principal. Otto Filho precisaria aceitar um cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Dizem que essa vaga foi oferecida pelo governador Jerônimo Rodrigues, que tem conversado bastante com os aliados.
Isadora no Jogo: Continuidade e Estratégia
Isadora Alencar aparece como o nome para dar “continuidade” ao projeto político do pai. A ideia é dar destaque a ela usando a estrutura do PSD Mulher, que foca no trabalho das mulheres na política. Será que ela pode ir direto para federal? Essa possibilidade também está na mesa.
Hoje, Isadora comanda sua própria empresa de reciclagem, a Ecoari. No passado, ela já teve experiência no serviço público. Em 2019, trabalhou no gabinete de um conselheiro do próprio TCE-BA, onde ocupou um cargo comissionado. Sua passagem por lá terminou em fevereiro do ano passado.