A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, avaliou nesta quarta-feira (2) a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de transformar o 2 de julho, data da Independência da Bahia, em “Dia da Consolidação da Independência do Brasil”. A declaração foi feita durante as celebrações da data histórica na capital baiana.
Movimento Pedagógico e Histórico
“Penso que esse é um movimento pedagógico para o Brasil, histórico, em que a gente integra todo o início do processo da independência do Brasil, aqui na Bahia”, afirmou a secretária.
Fabya Reis ressaltou que a proposta presidencial possui um significado relevante para a compreensão da história do país, conectando os eventos de luta pela independência que tiveram início em terras baianas com o processo nacional.
Impacto Simbólico da Visita Presidencial
A secretária também destacou a importância da presença do presidente Lula nas comemorações. Para ela, a vinda do chefe do Executivo federal representa um forte reconhecimento simbólico do movimento, que, segundo ela, foi também liderado pelo governador Jerônimo e por uma ampla frente de atuação.
“Eu acho a vinda do Lula uma potência em termos simbólicos de reconhecer esse movimento, também liderado pelo nosso governador Jerônimo, mas por toda essa frente. Então, hoje, os baianos ficam mais felizes, o sol brilha mais bonito, porque nós estamos aqui nesse dever cívico de celebrar a nossa independência do Brasil, que começou na Bahia”, concluiu a secretária.
Próximos Passos no Congresso
A proposta, já assinada pelo presidente Lula, será agora enviada ao Congresso Nacional. No legislativo, a iniciativa passará por apreciação e votação dos parlamentares para que possa se tornar uma lei federal e oficializar o 2 de julho como o Dia da Consolidação da Independência do Brasil em âmbito nacional.