Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Após reagirem com tiros à abordagem da Rondesp, dois homens morrem na zona rural de Paulo Afonso

Cantor da banda Desejo de Menina se envolve em acidente com morte em Pernambuco

Homem que estava desaparecido é encontrado morto com tiros na cabeça em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Ex-presidente Lula ironiza investigações da Lava Jato e diz que está com mais “tesão” para ser candidato

Última atualização: 09/09/2020 11:02
Compartilhar
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (5) durante a abertura da etapa paulista do congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), que, se quiserem o “pegar”, terão que competir com ele pelas ruas do país. Após mencionar a hipótese de prisão, Lula afirmou que “hoje, aos 71 anos, está com mais tesão para ser candidato” e ironizou as investigações da operação Lava Jato.

“Se quiserem me pegar, se quiserem evitar minha candidatura, terão que competir comigo pelas ruas deste país.” O ex-presidente disse que há dois anos ouve pela imprensa que será preso no dia seguinte: “Se eles não me prenderem logo quem sabe um dia eu mande prendê-los por mentira”. 

Lula chamou José Dirceu – libertado da prisão pelo Supremo Tribunal Federal na última terça-feira (2) – de companheiro e voltou a afirmar que existe um “pacto diabólico entre a operação Lava Jato e os meios de comunicação”. Dirceu, que estava preso desde 2015 por decisão de Sergio Moro, juiz responsável pela Lava Jato em primeira instância -foi ovacionado quando foi citado pelos petistas no início do evento.

No discurso, Lula disse que há uma tese pronta contra ele sobre a qual falará na quarta-feira (10) durante depoimento a Moro. Após elencar críticas às medidas implementadas pelo governo Temer, Lula voltou a falar de seu próprio destino. “Estou mais preocupado com o que pode acontecer com a classe trabalhadora do que pode acontecer comigo”.

Lula também chamou o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), de almofadinha e disse que seus opositores devem estar desesperados com a ascensão nas pesquisas de intenção de voto para 2018 do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), a quem definiu definiu como fascista. O ex-presidente se comparou a um pé de mandacaru, capaz de sobreviver na seca. Durante seus 50 minutos de discurso, Lula se disse um homem de sorte e paciente.

“Na hora que tentam destruir uma biografia que não devo a eles, devo a vocês, vão ter que me enfrentar outra vez nas ruas.” Antes do discurso de Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que o depoimento foi adiado para que forjassem provas contra o ex-presidente.

Condenado duas vezes pelo juiz Sergio Moro na Lava Jato -em penas que somam 32 anos de prisão-, Dirceu foi celebrado pelos petistas no início do encontro. Citado pelo mestre de cerimônias, ele foi homenageado com um coro após ser saudado pelo presidente do PT de São Paulo, Emídio de Souza. “Gostaria de mandar uma saudação para um companheiro que não podendo estar aqui por limitação da Justiça, está nos assistindo pela internet. Um abraço companheiro José Dirceu de Oliveira e Silva”, disse Emídio.

A chegada de Dirceu ao prédio em que deve morar, em Brasília, foi marcada por tumulto na noite de quinta-feira (4). Manifestantes invadiram a garagem do edifício atrás do carro que o transportava vindo de São Paulo. Aos gritos de “ladrão” e “paga o que deve”, eles perseguiram o veículo antes de Dirceu conseguir desembarcar com a ajuda de policiais militares.

Sua primeira condenação na Lava Jato aconteceu m maio de 2016. Acusado de participação no esquema de contratos superfaturados da construtora Engevix com a Petrobras, foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e organização criminosa. Em março de 2017, Dirceu foi condenado pela segunda vez pelo juiz Sergio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena soma 11 anos e três meses de prisão. A defesa de Dirceu nega os crimes, afirma que ele não interferiu em licitações na Petrobras e diz que o ex-ministro jamais solicitou propina a empresários em troca de contratos na estatal. 

RELACIONADAS

Foto: Shutterstock
Ministério Público da Bahia recomenda eliminar burocracia em registro de veículos PCD
Foto: Leonardo Rattes/Saúde Govba
Governo da Bahia inicia licitação para gestão do Hospital Geral de Itaparica
Foto: Rafael Rodrigues / Ec Bahia
Ceni busca quebrar tabu contra Flamengo após sequência de derrotas
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
AGU exclui quatro entidades de lista de bloqueio por fraudes envolvendo INSS
Capa.jpg
Por que Leão 14? O novo papa revive um nome histórico e sinaliza nova era para a Igreja
2C3Afc0D5E75Aa1B3A77Ae50Fde499E6.Jpeg
Fumaça branca no Vaticano: cardeal norte-americano Robert Prevost é eleito papa Leão XIV

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Paulo Afonso está entre os municípios contemplados no novo edital do Mais Médicos

Cenário Político

Prefeitura de Glória alinha últimos detalhes para a tradicional Festa de Santo Antônio 2025

Foto: Divulgação
Cenário Político

Licitação para gestão da Maternidade de Referência em Salvador é publicada pela Sesab

Foto: Divulgação
Cenário Político

Senador Coronel se afasta de aliados e governo da Bahia planeja possível retaliação

Foto: Edu Mota / Bahia Notícias
Cenário Político

Anistia para presos do 8 de janeiro mobiliza 10 mil em marcha com Bolsonaro em Brasília

Foto: Sinpojud
Cenário Político

Greve dos servidores do Judiciário da Bahia começa na segunda-feira em todas as comarcas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cenário Político

Selic deve subir para 14,75% na última alta antes de possível pausa, indica Copom

Cenário Político

16 municípios baianos recebem apoio após decretarem emergência por chuvas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?