Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio e conhecido por ter inspirado o personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, afirmou que a Bahia registrou redução de índices de violência e elogiou a atuação da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e do governo Jerônimo Rodrigues (PT). As declarações foram feitas no Flow Podcast, na sexta-feira (31), e repercutiram na imprensa baiana.
É o estado mais violento da Federação em números absolutos e relativos. É a polícia que mais mata no Brasil em números relativos, mas também foi em absolutos no ano passado. Mas, o Jerônimo conseguiu algo que Rui Costa não conseguiu e que Jaques Wagner não conseguiu. Jerônimo conseguiu reduzir a violência nos últimos 24 meses, ele conseguiu uma redução de homicídios, mas é lógico que essa redução é provocada pela energia da Polícia Militar e da Polícia Civil”, disse.
Pimentel atribuiu a queda dos homicídios nos últimos 24 meses à atuação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil. Ele destacou ainda a condução da segurança pública no estado, citando o secretário Marcelo Werner e o comando da PM-BA. Em outro momento, avaliou que a corporação baiana tem buscado evitar a consolidação de dinâmicas de violência observadas em outros estados, ao manter operações em áreas sensíveis.
O secretário de segurança pública, Marcelo Werner, todo mundo fala bem do cara. Tem que trazer ele aqui também”, continuou.
Em participações anteriores, o ex-oficial já havia comentado a expansão de facções na Região Metropolitana de Salvador e suas consequências para a dinâmica criminal. Em 2023, em podcast, defendeu o enfrentamento policial e relacionou disputas territoriais à chegada do Comando Vermelho à região.

