Durante a sessão da Câmara Municipal de Paulo Afonso, realizada em 30 de junho, o vereador Jailson Oliveira, líder da oposição, levantou questionamentos sobre a proibição da entrada de coolers nos festejos juninos da cidade. Segundo o parlamentar, a medida adotada pela prefeitura prejudica a população e favorece grandes empresas de bebidas, levantando suspeitas de um possível “esquema de cervejarias”.
Jailson afirmou conhecer o funcionamento dessas restrições em gestões anteriores e destacou que a decisão impacta principalmente quem não pode arcar com os preços praticados dentro do evento. “Eu sei como funciona o esquema, venho de outra gestão e sei que isso beneficia dois ou três, enquanto o povo, que não pode levar sua bebida, fica para trás”, declarou o vereador, insinuando favorecimento a marcas específicas.
A fala repercutiu rapidamente e foi respondida pelo secretário de Cultura e Esporte, Kôca Tavares, que negou qualquer exclusividade com cervejarias. Em áudio enviado à rádio Angiquinho FM, Kôca explicou que a proibição dos coolers, assim como de garrafas de vidro e espetos, foi definida em conjunto com as forças de segurança para garantir o conforto, a segurança e o bom funcionamento do evento, além de beneficiar ambulantes legalizados.
“Paulo Afonso não é Glória nem Santa Brígida. Aqui houve planejamento, alinhado com os órgãos de segurança. Não teve exclusividade com cervejaria, todos os produtos estavam disponíveis, de todas as marcas, com preços acessíveis ao povo”, afirmou o secretário, classificando as declarações do vereador como “infelizes”. “Talvez essa fala do vereador tenha sido resultado do bom evento que foi realizado e que gerou algum incômodo”, declarou Kôca.
As medidas de segurança durante os festejos juninos de Paulo Afonso incluíram o uso de câmeras inteligentes, reconhecimento facial e revista nos acessos, além de alterações no trânsito para facilitar a mobilidade durante os dias de festa. O objetivo, segundo a administração municipal, foi proporcionar uma experiência segura e organizada para todos os participantes.
O mês de julho segue com a programação de eventos em Paulo Afonso, incluindo o aniversário da cidade. A prefeitura orienta que o público fique atento às regras e recomendações para garantir a segurança e o sucesso das festividades.