Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Foto: Reprodução / Calila Notícias

Homem morre durante sepultamento em Caldas do Jorro (BA)

Adolescente morre após acidente na zona rural de Santa Brígida

Motociclista de Jeremoabo morre após colisão com ônibus da Prefeitura de Santa Brígida

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Estudos indicam que Brasil ainda é pouco transparente

Última atualização: 09/09/2020 11:07
Compartilhar
Compartilhar

Dois estudos diferentes sobre transparência de informações apontam resultados similares: as organizações brasileiras, tanto as privada quanto as públicas, são mais fechadas do que deveriam.

- Anúncio-

No segmento corporativo, uma pesquisa realizada pela ONG Transparência Internacional analisou as cem maiores companhias e os dez maiores bancos que atuam no país, atribuindo notas de zero a 100 para três quesitos: adoção de práticas anticorrupção, clareza da estrutura organizacional e transparência na divulgação de informações financeiras.

Em linhas gerais, a conclusão da ONG é que a Lava Jato deixou um legado positivo para as empresas. Petrobras, Braskem e JBS, por exemplo, companhias envolvidas em escândalos, tiveram notas médias altas, acima de 8.

Para Bruno Brandão, representante no Brasil da Transparência Internacional, é fácil explicar a razão: "É natural que elas façam um esforço maior na tentativa de reverter a imagem negativa".

- Anúncio-

Em geral, porém, ainda há muito o que melhorar. Em 48 das 100 empresas avaliadas, por exemplo, não há um compromisso declarado da alta gestão em combater a corrupção –e, quando a alta gestão não está comprometida, o risco de práticas ilícitas cresce.

Pelos dados, o setor mais transparente foi o de energia, e o de menor clareza, o automobilístico. Todas as multinacionais de capital fechado,como montadoras, tiveram avaliações piores no que se refere ao detalhamento da estrutura organizacional.

- Advertisement -

No setor público, o levantamento batizado de Orçamento Aberto, do IBP (International Budget Partnership), mostrou que o Brasil regrediu. A pesquisa, realizada em 115 países, nos anos de 2015 e 2016, avaliou três pilares: transparência orçamentária, participação social e fiscalização. No quesito participação, o Brasil marcou 35 de 100 pontos em 2016, ante 71 registrados no relatório anterior, de 2015.

"Não podemos comparar diretamente os 35 pontos com 71, porque houve algumas mudanças na metodologia, mas sabemos que está aquém, porque mecanismos de participação que já estavam consolidados na rotina do governo não aconteceram no período", diz Carmela Zigoni, assessora política do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), parceiro do IBP no Brasil.

No ranking global de transparência orçamentária, o Brasil manteve os 77 pontos obtidos no relatório anterior, mas perdeu uma posição na lista e deixou de ser o líder na América Latina, ultrapassado pelo México (79).

"O país estagnou. Avançou muito de 2006 a 2012, mas as recomendações do último relatório não foram acatadas", afirma Zigoni.

MAIS LIDAS

Adolescente morre após acidente na zona rural de Santa Brígida
Polícia e investigação
Jovem de 23 anos morre após tomar remédio para disfunção erétil na Bahia
Polícia e investigação
Facção mata cozinheira que se recusou a envenenar comida de policiais
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

(Imagem: Kemarrravv13 / Shutterstock.com)
Cenário Político

Zuckerberg, Spiegel e Mosseri convocados para depor em Los Angeles

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Cenário Político

Doméstica de 79 anos resgatada de trabalho análogo à escravidão no Rio

Cenário Político

Frigo Jeremoabo passa por vistoria técnica e se prepara para transformar setor pecuarista com dezenas de vagas

Cenário Político

Cavalo do Cão e Bengala articulam estratégias para a eleição

Cenário Político

Governo da Bahia antecipa feriado e salário dos servidores públicos

Cenário Político

Ação Cívico-Social do Exército acontece hoje em Paulo Afonso com diversos serviços gratuitos

Cientistas Avaliam Que A Medida Decisão Contraria Os Compromissos Com A Transição Energética (Imagem: Gustavo Frazao/Shutterstock)
Cenário Político

Ação judicial contra licença do Ibama à Petrobras na Margem Equatorial

Tratamento Está Disponível No Sus Com Antibiótico Específico (Imagem: Maria Ogrzewalska/Istock)
Cenário Político

Febre maculosa: três mortes em Salto; Parque de Lavras fechado

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?