As diretorias da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) da Bahia estão em processo de realocação para o Hospital 2 de Julho, situado no bairro da Barra, em Salvador. A transferência envolve três departamentos: a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que deverão funcionar integralmente na nova localização.
Atualmente, a Divisa e a Divep operam no Centro de Atenção à Saúde (CAS), localizado no Iguatemi, enquanto o CIEVS está situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Com a mudança, a Suvisa também deverá ser parcialmente instalada no Hospital 2 de Julho. Inicialmente, estava prevista a alocação da superintendência em um terreno da BR Distribuidora, no bairro do Stiep, onde seria montado um complexo para diversas diretorias.
Contudo, um impasse no processo licitatório para a construção do complexo atrasou os planos. A obra não teve andamento devido a questionamentos envolvendo a empresa responsável, e desde então, não houve atualizações sobre o andamento do projeto. Há rumores de que o terreno anteriormente destinado à Suvisa pode ser alocado para outro órgão do governo estadual.
O Centro de Atenção à Saúde, que atualmente abriga a Divisa e a Divep, atende a um público variado, incluindo pacientes com diabetes, obesidade e disfunções hormonais, além de oferecer apoio a idosos e pessoas com deficiência. Até o momento, não foi confirmado se a saída das diretorias resultará na inclusão de novos centros na estrutura existente.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se manifestou sobre a situação, informando que não há confirmações oficiais acerca da transferência da Suvisa ou de suas unidades. A pasta ressaltou que todas as superintendências seguem funcionando no Centro Administrativo e que qualquer alteração será divulgada em momento oportuno.