Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Capa.jpg

Paulo Afonso: Morador do Povoado Riacho morre em grave acidente com carreta

‘Eu aceito o Senhor’: jovem é morto a tiros horas após se converter à religião evangélica na Bahia

Andressa Urach diz que gravou vídeo adulto com o próprio pai; assista

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Deputado propõe fim da aprovação automática na Bahia

Deputado Diego Castro (PL) apresenta Projeto de Lei na AL-BA para proibir aprovação automática de alunos na rede estadual de ensino da Bahia, buscando revogar portaria.

Última atualização: 10/07/2025 21:11
Compartilhar
Foto: Reprodução / Govba
Foto: Reprodução / GovBA
Compartilhar

Um Projeto de Lei (PL) apresentado nesta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) busca proibir a aprovação automática de estudantes na rede estadual de ensino. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Diego Castro (PL), tem como objetivo revogar normativas como a Portaria n° 190/2024 da Secretaria de Educação, que atualmente permite a progressão de série mesmo com desempenho insuficiente e frequência irregular dos alunos.

Novas regras propostas

De acordo com o texto do PL, para avançarem de série, os estudantes da rede pública baiana seriam obrigados a atingir uma nota mínima de 5,0 em cada disciplina e garantir 75% de frequência. O projeto também prevê a realização de atividades de recuperação para aqueles que não alcançarem o desempenho mínimo, assegurando um programa de recuperação paralela com aulas extracurriculares e apoio pedagógico.

Críticas à política atual

Na justificativa de sua proposta, Diego Castro teceu críticas à atual política educacional do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). O parlamentar descreveu a Portaria n° 190/2024 como um “retrocesso inaceitável” e uma medida que visa “maquiar os índices de aprovação”.

“A Bahia não pode continuar entre os piores sistemas de ensino do país e fingir que está tudo bem. A aprovação automática é um sintoma da falência de uma política educacional que precisa mudar com urgência — com seriedade, responsabilidade e compromisso real com a aprendizagem”, afirmou o deputado.

Para o deputado, a portaria em vigor desvaloriza o trabalho dos professores, ignora a dedicação dos alunos esforçados, enfraquece o envolvimento familiar no processo educacional e fomenta um ciclo de falta de responsabilidade.

Posicionamento do sindicato

A Portaria n° 190/2024 já havia gerado repercussão na época de sua publicação, com o governador Jerônimo Rodrigues sendo criticado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB). O sindicato interpretou uma declaração do governador como um incentivo à aprovação automática.

Em nota divulgada nas redes sociais, a APLB destacou que a categoria não foi consultada durante a elaboração da Portaria 190, classificando a medida como generalista.

“Não é justo atribuir essa responsabilidade única e exclusivamente aos professores, professoras ou a qualquer instituição de ensino. Temos problemas graves como a evasão escolar, a insegurança, a falta de estrutura, a desvalorização dos trabalhadores em educação. Como professor, o governador sabe que o ato de ensinar não pode se resumir na aprovação ou desaprovação do aluno. Vai muito mais além!”, comunicou o sindicato.

TAGS:#Políticaeducação
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Homem mata o próprio irmão com golpes de faca e enxada na zona rural de Jeremoabo
Polícia e investigação
Polícia Civil localiza armas e munições em casa de suspeito de matar irmão em Jeremoabo
Polícia e investigação
Lula rebate carta de Trump: ‘Brasil é soberano e não aceita ser tutelado’
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação / Aplb
Cenário Político

Mais de 70% das escolas de Salvador funcionam em meio à greve

Foto: Kayo Magalhães / Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Lira: Isenção de IR ampliada e super-ricos mantêm taxação

Foto: Instagram
Cenário Político

Davi Brito: MP da Bahia investiga projeto beneficente do ex-BBB

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso anuncia cronograma de vacinação escolar; confira as datas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?