Connect with us

Cenário Político

Deputado propõe convocar ministro dos Direitos Humanos para debater a exploração s3xual e abus0 de menores na Ilha do Marajó

Objetivo é discutir ações contra abuso na Ilha do Marajó com ministro Silvio Almeida.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Reprodução/ Redes sociais

No cenário político brasileiro, a questão dos direitos humanos e da proteção social em áreas vulneráveis ganha destaque com a recente movimentação do deputado federal Messias Donato, que expressou em suas redes sociais a intenção de convocar o Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, ao plenário. O propósito é esclarecer as graves denúncias de abuso e exploração sexual na Ilha do Marajó, situada no estado do Pará. Este anúncio surge em um momento em que a atenção para com a região é reacendida pelas acusações veiculadas em uma música da cantora gospel Aymeê, que denuncia os “casos de horror” enfrentados pela população local.

A Ilha do Marajó, conhecida por sua beleza natural e por ser uma das maiores ilhas fluvio-marítimas do mundo, enfrenta desafios profundos relacionados a violações de direitos humanos, especialmente abuso e exploração sexual. Essas questões não são recentes e foram, inclusive, utilizadas como argumento eleitoral pela senadora Damares Alves em 2022. A decisão de Donato de requerer a presença de Silvio Almeida no Congresso é fundamentada em relatos como o de Aymeê e pela mudança de programas governamentais destinados à região.

Sob a gestão anterior do Ministério dos Direitos Humanos, liderada por Damares Alves durante o governo Bolsonaro, foi implementado o programa “Abrace o Marajó”, com o objetivo de combater a violência sexual e promover o desenvolvimento social na ilha. No entanto, com a posse do governo Lula, houve uma transição para o programa “Cidadania Marajó”, uma iniciativa descrita pelo atual Ministério dos Direitos Humanos como mais abrangente, buscando não apenas enfrentar a violência, mas também fomentar a cidadania e o desenvolvimento integral da região.

Mais Lidas