O deputado federal André Fernandes (PL-CE) pediu, no plenário da Câmara dos Deputados, “um minuto de aplausos” após a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro. O pedido ocorreu na quarta-feira (29) e foi seguido por palmas de parte dos parlamentares presentes.
“Como já foi dado um minuto de silêncio aos quatro policiais militares e civis ali no Rio de Janeiro, eu gostaria de pedir que esta Casa fizesse, neste exato momento, um minuto de aplausos para os mais de 100 bandidos assassinados no Rio de Janeiro. Pode chegar a 200, 300, o quanto seja necessário”, disse o parlamentar durante o discurso no plenário.
A operação ocorreu nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, com participação de efetivos da Polícia Civil e da Polícia Militar. Segundo balanços divulgados por veículos de imprensa com base em informações das autoridades fluminenses, ao menos 119 a 121 pessoas morreram na ação, incluindo suspeitos, e quatro policiais foram mortos. As forças de segurança informaram apreensão de mais de 100 armas, incluindo dezenas de fuzis, além de drogas. A ação foi classificada como a mais letal da história do estado, segundo reportagens publicadas após o balanço inicial.
A fala do deputado gerou reações imediatas no meio político. Durante cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL-SP), criticou a declaração e afirmou que a “cabeça do crime organizado” não está “no barraco de uma favela”, fazendo referência a operações de investigação financeira. No Rio, o governador Cláudio Castro (PL) elogiou a atuação das forças estaduais e destacou o resultado em apreensões e prisões. Parlamentares governistas e de oposição também se manifestaram, alternando críticas e apoios à condução da operação e às declarações no plenário.

