Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Delmiro Gouveia: Maioria dos vereadores rejeita denúncia contra prefeito e vice

Última atualização: 09/09/2020 10:53
Compartilhar
Compartilhar

Com maioria na Casa Legislativa, os vereadores da bancada de situação de Delmiro Gouveia conseguiram fazer com que a denúncia do vereador Geraldo Xavier contra o prefeito e a vice fosse rejeitada. O processo de número 4573/ 2015 denunciava o gestor por prática de irregularidade e atos de improbidade administrativa.

A votação favorável à rejeição contou com os parlamentares Marcos Costa, Carlos José (Gato), Milton Lisboa, Carlos Roberto (Cacau), Edmo Oliveira e Henriqueta Cardeal. Já Edvaldo Nascimento e Francisco de Assis (Kinho) votaram a favor da aceitação da denúncia e Pedro Paulo preferiu abster-se.

Na tribuna, o vereador Geraldo Xavier expôs as denúncias – uso da máquina pública para se eleger; suspensão de receita com a retirada de cobrança das taxas do Mercado Público, Matadouro e Rodoviária próximo a período eleitoral e retardo na pavimentação de ruas do município. Durante a argumentação para que os pares aceitassem o processo, o parlamentar ressaltou o papel de fiscalizador do Legislativo. “Isso não se trata de um ato de perseguição nem de rixa contra o prefeito e a vice, estou apenas cumprindo o meu papel de fiscalizar o Executivo. O que estamos vendo aqui são claros atos de improbidade que devem ser apurados pela Câmara”.

{relacionadas}O vereador convidou os colegas a acatarem as denúncias e propôs que, caso após a investigação não fossem encontrados documentos que provassem ato de improbidade da atual administração, ele renunciaria o mandato. “Se acatarmos essa denúncia e a comissão processante nada encontrar, renuncio o meu mandato. Vamos mostrar ao povo de Delmiro que os senhores cumprem o papel constitucional de fiscalizar; que vocês estão com o povo e não legislando em causa própria”, falou.

O líder da situação, o vereador Cacau, rebateu as colocações feitas por Geraldo. Ele explicou que as denúncias faziam parte da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, impetrada pelo adversário do atual prefeito no ano de 2013, e que a mesma já havia sido julgada, inclusive reconduzindo o prefeito e a vice aos cargos. “Esses fatos já foram julgados e sentenciados e agora estão sendo apresentados aqui. Mesmo que essa denúncia seja acatada vai ter que passar pelo crivo do judiciário. É preciso compreender que a lei é clara de que matéria julgada não volta ao judiciários. Essa denúncia será considerada inepta”, disse Cacau.

Os vereadores Kinho e Edvaldo defenderam o acatamento. “Essa Casa deveria acatar essa denúncia porque a comunidade está cansada desse prefeito. Não estamos condenado ninguém, apenas que o processo siga e se tiver algo a dever, que pague”, frisou Kinho. Edvaldo argumentou que a Casa não deveria abrir mão da sua função fiscalizadora. “No Legislativo a fiscalização dos atos do Executivo é o princípio básico. Cabe à comissão investigar a averiguar a denúncia formulada, mas para isso é preciso acatar as denúncias do vereador Geraldo Xavier. Não acatar é renunciar a nossa função básica”, expressou.

Apesar de expor na tribuna o seu descontentamento como atual governo, o vereador Pedro Paulo explicou porque abster-se da votação. Ele alegou que não teria recebido a cópia da denúncia e por esse fato não poderia tomar uma decisão. “|Eu sou uma das pessoas que mais queria ver esse prefeito fora do município, mas essa denúncia foi apresentada a essa Casa e não tenho cópia da mesma, então diante disso não posso tomar uma decisão. Não vou agir de forma irresponsável e ressalto que essa minha decisão foi tomada de acordo com o grupo que faço parte”, enfatizou.  Após a votação, o presidente Valdo Sandes encerrou a sessão. 

MAIS LIDAS

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia
Polícia e investigação
Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis
Polícia e investigação
Jovem morta após infarto havia recebido alta médica com diagnóstico de crise de ansiedade
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Pessoa Jogando Lixo Para Fora Do Carro - Imagem: New Africa/Shutterstock
Cenário Político

Multa por lixo jogado de carro pode se tornar infração grave no CTB

Foto: Reprodução / Al-Ba
Cenário Político

AL-BA negocia posto do SAC em sua sede na Bahia

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
Cenário Político

Planos de saúde: ANS exige justificativa para negativa de cobertura

Foto: Ricardo Stuckert / Pr
Cenário Político

Lula elogia presidente da Petrobras, Magda Chambriard, por competência

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?