Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem mata o pai com foice após ‘briga por causa de boi’ na Bahia

Suspeito de participar de homicídio de servidor da Prefeitura de Paulo Afonso é preso no bairro Centenário

Pitbull Volta A Atacar Em Paulo Afonso E Fere Gravemente Cão De Rua

Pitbull ataca cão de rua em via pública de Paulo Afonso e causa ferimentos graves; veja o vídeo

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Última atualização: 09/09/2020 11:14
Compartilhar
Compartilhar

Com 42 votos, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito hoje (2) em primeiro turno presidente do Senado para os próximos dois anos. O principal opositor de Alcolumbre, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou a candidatura na tarde de hoje.

Renan Calheiros teve 5 votos. Espiridião Amin (PP-SC) ficou com 13 votos, Ângelo Coronel (PSD-BA) teve 8 votos, Reguffe recebeu (sem partido-DF) 6 votos e Fernando Collor (Pros-AL) ficou com 3 votos

Senador de primeiro mandato, Alcolumbre teve uma atuação discreta nos primeiros quatro anos de mandato no Senado. Na disputa pelo comando da Casa, revelou-se um hábil articulador, congregando os adversários de Renan Calheiros e os aliados do governo federal.

O novo presidente contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também filiado ao DEM.

Aos 41 anos, o senador estreou na política no início deste século. Foi vereador em Macapá, três vezes deputado federal e chegou ao Senado em 2015. Nas eleições de outubro passado, concorreu ao governo do Amapá e ficou em terceiro lugar.

É um dos mais jovens senadores a assumir a presidência da Casa. 

Eleição

A eleição para a presidência do Senado foi marcada por um embate sobre se a votação seria aberta ou secreta. Ontem (1º), após cinco horas de sessão, a maioria dos parlamentares decidiu pelo voto aberto. Mas uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou que a votação deveria ser secreta.

A eleição foi feita em cédulas e teve que ser realizada duas vezes, pois na primeira apuração foi encontrada uma cédula a mais na urna. Após ser suspensa ontem, a sessão começou hoje por vota das 12h.

Transparência

Em seu discurso ainda como candidato, Alcolumbre prometeu, se eleito, ampliar a transparência dos atos legislativos e de todos os fatos envolvendo o Senado. “O Senado deve se balizar pelos pilares da independência, transparência, austeridade e protagonismo. Os desafios do atual momento brasileiro são imensos. Por um lado, a complexa crise fiscal exige reformas urgentes a fim de corrigirmos as distorções. Por outro, é preciso reverter a profunda crise política que minou a confiança nos políticos”, disse Alcolumbre, acrescentando que o povo clama por um novo modelo de fazer político. “Mais igualitário, mais democrático e com ampla participação cidadão”.

Em nota, a Presidência da República cumprimentou Alcolumbre e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), reeleito ontem (1º) presidente da Câmara dos Deputados. 

“A Presidência da República cumprimenta o Dep Rodrigo Maia e o Senador Davi Alcolumbre pelos resultados obtidos nas eleições das presidências da Câmara e do Senado, consolidando nossa tradição democrática e certos do compromisso das duas casas com os anseios do povo e com o melhor interesse do Brasil.

RELACIONADAS

Redes.png
Restaurante Popular reabre com refeições gratuitas para beneficiários do bolsa família em Paulo Afonso
Governador-Jeronimo-Divulgacao-Govba-1000X530-1-E1705379913161-1728X800_C.jpg
Governador Jerônimo busca investimentos na China ao lado de Lula para impulsionar Bahia
Foto: Reprodução
André Sica destaca patrimônio do Vitória ao ajudar na SAF do clube
Governo Federal visita a Bahia para conhecer o modelo Monitora Bahia de políticas públicas
Prefeitura de Paulo Afonso convoca carroceiros para reunião sobre descarte de entulhos
Pan.jpg
Mudança nos bastidores: Ivaldo Júnior deixa superintendência e assume subsecretaria na Prefeitura de Paulo Afonso

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

STF suspende eleição na Câmara de Paripiranga e garante continuidade da mesa

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Cenário Político

Arnando Lessa é nomeado chefe de gabinete de Fabíola Mansur na Bahia

Foto: Fellipe Sampaio /Stf
Cenário Político

Moraes derruba parte de suspensão de ação contra Ramagem no STF

Cenário Político

Cadastramento no Minha Casa Minha Vida é prorrogado por mais uma semana em Paulo Afonso

Cenário Político

Moto Paulo Afonso injetou mais de R$ 5 milhões na economia da cidade, diz prefeitura

Foto: Shutterstock
Cenário Político

Ministério Público da Bahia recomenda eliminar burocracia em registro de veículos PCD

Foto: Leonardo Rattes/Saúde Govba
Cenário Político

Governo da Bahia inicia licitação para gestão do Hospital Geral de Itaparica

Foto: Rafael Rodrigues / Ec Bahia
Cenário Político

Ceni busca quebrar tabu contra Flamengo após sequência de derrotas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?