A edição 2025 da Copa Vela, evento tradicional do calendário de Paulo Afonso, será realizada pela primeira vez na região dos lagos da Chesf, entre os dias 4 e 7 de setembro. A mudança de local foi confirmada pelo secretário de Cultura e Esporte, Kôca Tavares, em entrevista à Rádio Angiquinho.
Segundo o secretário, a área dos lagos terá isolamento das margens, controle de acessos e reforço na segurança, incluindo monitoramento, revista e presença do Corpo de Bombeiros, que atuará com botes salva-vidas e jet skis. “É menos risco neste novo local do que o evento que vinha acontecendo na Apolônio Sales”, afirmou Kôca Tavares ao comentar sobre a organização dos acessos e o suporte das forças de segurança.
A estrutura do evento inclui praça de alimentação, banheiros, áreas monitoradas e pontos de iluminação. Entre os serviços anunciados estão tirolesa, bungee jumping, parede de escalada, roda gigante, novos palcos e tenda eletrônica. O Campo do Poeirão receberá um piso plástico chamado Isofloor. Sobre o piso, o secretário explicou: “Imagina aí chapas plásticas revestidas em toda a área do campo. Nós teremos aí 7 mil metros de piso. Toda essa área principal do campo vai estar assim com piso, inclusive é um piso que tem um relevo, então chovendo ele não acumula água, é fácil de higienização, então é um piso que é super confortável.”
Kôca Tavares também destacou a capacidade do novo espaço: “A média do público da Copa Vela, por exemplo, no ano passado, foi um evento para 30 mil pessoas. Então, assim, nós entendemos que esse ano teremos um público maior, sim, mas todo esse público estará num evento confortável. Com acesso à alimentação, a banheiro, limpo, e isso a gente está entregando.”
A programação musical da Copa Vela 2025 conta com artistas como Simone Mendes, Bell Marques, Wesley Safadão, Léo Santana, Matheus Fernandes, Marreta, Menos é Mais, Groundation, Teto, Seu Desejo, Neiff e Nuzio. A expectativa da organização é de um público superior ao do ano anterior.
Parabéns Secretário, Paulo Afonso precisa de inovação e desenvolvimento. Fico feliz em saber que a secretaria de Cultura está trabalhando para ter melhorias na sua programação. Só falta inovar na área de visitação as belezas e o turista ter uma recepção melhor e com preços acessível a visitação a Chesf.