Connect with us

Cenário Político

Censura cultural? Prefeito suspende evento de cinema LGBTQIA+ invocando valores cristãos

Em decisão controversa, prefeito de Rio do Sul proíbe mostra LGBTQIA+, citando discordância com princípios cristãos e familiares.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Um prefeito de uma cidade em Santa Catarina gerou controvérsia após proibir a realização de uma mostra de cinema LGBTQIA+. Mesmo estando de férias, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), recorreu às redes sociais para comunicar sua decisão de vetar a II Mostra Itinerante “V Transforma”. Ele argumentou que o evento contraria os princípios cristãos e o que está “escrito na Bíblia”. A mostra deveria acontecer na cidade localizada no Vale do Itajaí, entre a última quarta-feira (27) e essa quinta-feira (28).

José Thomé explicou sua posição, afirmando não se tratar de preconceito ou visão política, mas de respeitar os valores cristãos e familiares. “Como pai, não posso permitir um evento que aborda a homossexualidade com classificação livre, acessível a qualquer idade. Em Rio do Sul, isso não ocorrerá em prédios públicos”, declarou o prefeito, expressando preocupação com o financiamento do evento pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ligada ao governo do Estado.

A proibição desencadeou reações dos organizadores da mostra, a Bapho Cultural, que acusaram o prefeito de usar um discurso de ódio para impedir a realização do evento. Eles decidiram suspender temporariamente o festival na cidade, priorizando a segurança de todos os envolvidos. O veto e a consequente reação dos organizadores destacam as tensões em torno da representação LGBTQIA+ e do uso de espaços públicos para eventos culturais.

Confira o pronunciamento completo da II Mostra Itinerante “V Transforma”:

Mais Lidas