Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Sessão da Câmara de Paulo Afonso registra tumulto e Guarda Municipal intervém

SineBahia de Paulo Afonso abre vagas de emprego nesta terça-feira, 9 de setembro

Médica acusada de matar marido em Aracaju é encontrada morta na prisão

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Celular em escolas: mais atenção, menos distração

A proibição do uso de celulares em escolas no Brasil tem gerado impactos positivos na atenção dos alunos e na convivência, conforme educadores.

Última atualização: 03/08/2025 21:21
Compartilhar
Foto: Tânia Rego / Bec
Foto: Tânia Rego / BEC
Compartilhar

A proibição do uso de telefones celulares em instituições de ensino por todo o território nacional, implementada no primeiro semestre de sua vigência, alterou significativamente a rotina de estudantes e professores. Relatos de educadores e autoridades indicam uma melhoria na interação entre os alunos e no foco durante as aulas, embora o uso dos dispositivos para fins pedagógicos ainda represente um obstáculo a ser superado.

- Anúncio-

A medida, abrangendo todas as etapas da educação básica, foi sancionada em 13 de janeiro pelo presidente Lula (PT). Sua adoção pelos estados variou em flexibilidade. Em São Paulo, que possui a maior rede de ensino do país, a regra é mais rigorosa. A legislação estadual, promulgada em dezembro, determina que os aparelhos sejam armazenados em locais onde os estudantes não tenham acesso, como caixas ou espaços designados.

Impactos Positivos e Flexibilidade Estadual

Para Renato Feder, secretário de Educação do governo de São Paulo, a implementação da política é um sucesso. Ele afirma ter visitado mais de cem escolas este ano, colhendo depoimentos satisfatórios de toda a comunidade escolar.

“Essa lei é uma das melhores notícias dos últimos tempos”, disse Feder, destacando que o ambiente nas escolas se tornou “mais alegre, mais vivo, com o resgate de jogos e brincadeiras antes desdenhadas”.

Colégios particulares na capital paulista compartilham essa percepção. Estela Zanini, diretora de convivência do tradicional colégio Bandeirantes, afirmou que a lei federal “tem contribuído para um ambiente mais focado e menos disperso, favorecendo o processo de aprendizagem”. Ela acrescenta que os estudantes demonstram maior atenção e engajamento, e professores observam menos interrupções, mais tempo efetivo de ensino e facilidade na assimilação de conteúdo.

- Anúncio-

A Fundação Bradesco, que administra uma rede de 40 escolas pelo país, já havia implementado o banimento de celulares em 2023. Murilo Nogueira, diretor administrativo da instituição, relatou que o objetivo era criar “um ambiente mais humano, seguro e focado na aprendizagem”, e desde então, foram observados “avanços significativos”.

Além de São Paulo, governos como os da Bahia e do Rio de Janeiro também registram melhorias na convivência e investem em infraestrutura para oferecer mais atividades coletivas. Na Bahia, a gestão Jerônimo Rodrigues (PT) disponibiliza aulas de artes, programação e grupos de terapia. No Rio de Janeiro, o governo Cláudio Castro (PL) foca na requalificação de espaços físicos, como a construção de quadras poliesportivas. Roberta Barreto, secretária de Educação do Rio, destacou que o combate à hiperconectividade “passa não apenas pela regulação, mas principalmente pela oferta de alternativas pedagógicas e espaços coletivos de qualidade”.

- Advertisement -

Desafios e Controvérsias

Apesar dos avanços, algumas redes de ensino ainda enfrentam resistência. Em Pernambuco, a gestão Raquel Lyra (PSD) lida com casos de alunos que se recusam a abandonar o uso do aparelho. Adriana Amorim, gestora de políticas de formação e acompanhamento pedagógico, afirma que cada episódio é tratado com “muito cuidado e escuta”. Em São Paulo, o secretário Feder informou que as ocorrências de uso inadequado de celular diminuíram 70% entre fevereiro e junho.

Um dos principais gargalos é o uso pedagógico dos dispositivos. Professores relatam que, ao liberar os celulares para atividades de ensino, os alunos frequentemente se distraem com redes sociais, vídeos e mensagens. Fernando Cassio, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, aponta que a implementação de qualquer política pública enfrenta dificuldades, especialmente na questão do convencimento, que se estende aos pais. Segundo Cássio, a dependência das telas atinge adultos, que utilizam o celular para controlar os filhos e podem sentir ansiedade quando privados desse contato. A escola, nesse cenário, deve dialogar com os pais para assegurar a segurança e o bem-estar dos filhos durante o período escolar.

A “plataformização” do ensino também gera debate. Um estudo da Repu (Rede Escola Pública e Universidade), que reúne pesquisadores de universidades paulistas, critica a política do governo de São Paulo, que gastou ao menos R$ 471 milhões em 2023 na manutenção e ampliação de ferramentas digitais, com penalidades para educadores que não as utilizam. Das 31 plataformas adotadas, 14 são para conteúdo didático, o que, para Fernando Cássio, induz ao aumento do tempo de tela, mesmo que em outros dispositivos, “parece um desvio da finalidade da lei”. A gestão Tarcísio, por sua vez, defende que a integração de recursos digitais “com intencionalidade, planejamento e acompanhamento constante tende a apresentar melhores níveis de engajamento e avanços”.

TAGS:aparelhos celulareseducaçãoescolas

MAIS LIDAS

Secretaria de Saúde de Paulo Afonso nega denúncia de negligência após morte de bebê em maternidade
Cenário Político
Médico amputa as próprias pernas para receber indenização milionária e é condenado
Curiosidades e Tecnologia
Paulo Afonso: Rondesp prende homem com drogas e faca no BTN I
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Governo Trump chama condenação de Bolsonaro de “caça às bruxas” e promete resposta

Imagem: Sscreativestudio/Shutterstock
Cenário Político

Austrália fecha US$ 1,1 bi com Anduril para drones XLUUV Ghost Shark

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Cenário Político

Toffoli exclui provas da Odebrecht de ação contra Jaques Wagner

Mais Um Desdobramento Do Processo Entre Fernanda Lima E Eduardo Costa Tomou Forma Contra O Sertanejo.
Cenário Político

STJ mantém decisão que obriga Eduardo Costa a prestar serviços no Rio

Foto: Divulgação
Cenário Político

Indicação para o TCM pode definir permanência de Mário Jr. no PP

Foto: Divulgação Zé Neto
Cenário Político

Zé Neto diz que encontro entre Jerônimo e Zé Ronaldo foi institucional

Imagem Meramente Ilustrativa | Foto: Reprodução / Google Street View
Cenário Político

Portaria nº 292 centraliza comunicação da Polícia Civil da Bahia

Foto: Feijão Almeida / Govba
Cenário Político

Loteba: Bobô propõe destinar parte dos recursos ao esporte

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?