O prazo para o cadastramento de vendedores ambulantes interessados em atuar nas festas populares de Salvador, na Bahia terminou nesta quinta-feira (16).
O atendimento foi feito principalmente pela internet: as inscrições ocorreram até as 23h59 no site informado pela prefeitura. Quem não tinha acesso ou encontrou dificuldades pôde se cadastrar presencialmente nas Prefeituras‑Bairro até as 17h do mesmo dia.
Até a manhã de quinta, o sistema já registrava mais de 38,5 mil inscrições, das quais 3.137 foram feitas diretamente nas unidades das Prefeituras‑Bairro. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que esse total superou o registrado no ano anterior, quando foram anotadas cerca de 35 mil inscrições.
Importante lembrar: esses números se referem ao total de inscrições, não ao de pessoas — o mesmo trabalhador pode candidatar‑se para atuar em mais de uma festa. Ao todo, foram oferecidas cerca de 9 mil vagas para o conjunto de eventos, que inclui o Festival Virada Salvador, a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá (2 de fevereiro), além dos circuitos pré‑carnavalescos e do Carnaval.
Como será a seleção
Os inscritos serão avaliados pela Semop e selecionados por uma pontuação baseada em critérios sociais e profissionais. Veja os critérios mencionados pelo titular da secretaria, Décio Martins:
- 4 pontos se o candidato for residente de Salvador;
- 1 ponto por ano de trabalho nas últimas festas em que pretende atuar, limitado a 2 pontos;
- 1 ponto por curso relacionado à atividade que pretende desenvolver, limitado a 2 pontos;
- 1 ponto se for chefe de família monoparental feminina;
- 1 ponto se for idoso aposentado.
“Os critérios são os seguintes: 4 pontos se você é residente de Salvador; se trabalhou nas últimas festas em que você pretende desenvolver novamente as suas atividades, você tem um ponto por cada ano, limitado a dois pontos; se você fez cursos na atividade que você pretende desenvolver, também um ponto a cada curso realizado, limitado a dois pontos; se você é chefe de família monoparental feminina, mais um ponto; e se é idoso aposentado, também um ponto”, disse o titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Décio Martins.
Em caso de empate na pontuação, a Semop dará preferência ao candidato de maior idade; se o empate persistir, será realizado um sorteio eletrônico, conforme previsto no edital publicado no Diário Oficial do Município em 12 de setembro.
A lista com as pontuações estava programada para ser divulgada em 29 de outubro e, após as fases de recursos, o resultado final foi previsto para publicação em 1º de dezembro.