Connect with us

Cenário Político

Brasil escolhe Colômbia como principal aliado na América do Sul

Relação entre Lula e Milei esfria; Brasil vira-se para a Colômbia, buscando alinhamento com Gustavo Petro.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Brasil-Colômbia

Embora o Brasil ainda tenha na Argentina seu principal parceiro comercial em termos de volume de negócios na América do Sul, a dinâmica política recente levou a um novo alinhamento estratégico. No coração dessa mudança estão as diferenças entre os estilos de governança e as ideologias do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o novo presidente argentino, Javier Milei, conhecido por suas posições liberais. Diferentemente de seu antecessor, Alberto Fernández, com quem Lula mantinha uma relação próxima, não se registram encontros ou conversações entre Lula e Milei.

Neste cenário, o Brasil virou-se para a Colômbia, escolhendo o país como seu principal interlocutor no hemisfério. Tal escolha tem sido influenciada pelo alinhamento pessoal e ideológico entre Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro, que é notável por ser o primeiro líder progressista eleito na história recente da Colômbia. A diplomacia entre Brasil e Colômbia ganhou um impulso significativo com a visita de Lula ao país, marcando sua segunda viagem oficial à nação vizinha em menos de um ano e meio de mandato.

A proximidade geográfica entre Brasil e Colômbia também desempenha um papel fundamental nessa parceria. Os dois países compartilham uma extensa fronteira de 1.660 quilômetros, a maior parte da qual passa pela vital Floresta Amazônica, reforçando a importância de uma colaboração estreita em questões ambientais e de segurança regional.

Mais Lidas