Durante sua tradicional live da noite de quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro utilizou a transmissão para voltar a tecer críticas contra o governador de São Paulo, João Doria, e chamou a nova vacina Butanvac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, de “Mandrake de São Paulo”. O presidente questionou sobre o fato do imunizante ser ou não “100% brasileiro”.
Na transmissão, ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o presidente zombou o fato da vacina Butanvac usar tecnologia de um hospital nos Estados Unidos para produzir doses do imunizante, questionando o fato da vacina ser “100% brasileira”.
De acordo com o portal IG, o Instituto Butantan, inclusive, já se manifestou sobre a afirmação e disse que a produção da vacina será “100% nacional” e que sua parceria com o Hospital Mount Sinai, de Nova York, não tem pagamentos de royalties e filiação pode ser feita “por qualquer instituição de pesquisa em qualquer parte do mundo”.
“Vamos lá, Marcão. Como é que está nossa vacina brasileira? Essa é 100% brasileira, não é aquela ‘Mandrake’ de São Paulo, não, que tinha os Estados Unidos no meio. Essa é 100% brasileira. Como ela está, qual o nome dela?”, perguntou Bolsonaro ao ministro.