Connect with us

Cenário Político

Bancada de oposição na AL-BA quer barrar aumento da gasolina no estado

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A proximidade do aumento de 3% na alíquota do ICMS dos combustíveis na Bahia, previsto para acontecer a partir de 1º de abril, ampliou as críticas da oposição na Assembleia Legislativa, que agora quer tentar barrar o reajuste pelo governador Rui Costa (PT). Os oposicionistas sugeriram que o chefe do Poder Executivo revogue a elevação do imposto, que deve impactar nos valores da gasolina no estado. A medida resulta de um projeto de lei do governo aprovado em dezembro de 2014, no Parlamento.

Os deputados da Minoria lembraram o voto da bancada contra o reajuste à época e agora apelam para que o atual gestor anule a mudança. A proposta foi enviada pelo então governador Jaques Wagner (PT) e a perspectiva é de que saia de 27% para 30% o imposto que incide sobre a gasolina. O governo justificou que o acréscimo vai ajudar na criação do Fundo Estadual de Logística e Transporte para a manutenção e recuperação das estradas.

Imagem Ilustrativa

O líder da Oposição, Sandro Régis (DEM), atribuiu o aumento “a mais uma herança maldita do governo Wagner”.  “O governo da Bahia segue o modelo do governo federal, repassando pra o sofrido trabalhador brasileiro o ônus da sua ineficiência e má gestão”, criticou. Segundo ele, a população baiana pagará a gasolina mais cara do país, num preço médio de R$ 3,57, superando a do estado do Acre que é de R$ 3,46.

O deputado estadual Fábio Souto (DEM) também contestou, enfatizando que o governo deveria suspender essa lei que autoriza o aumento. “Mais uma vez o consumidor, que já não aguenta tanto aumento de tarifa, será penalizado. Vai ser um baque no orçamento”, condenou. O democrata lembrou que há um mês houve reajuste nos combustíveis, na tarifa de energia e na alimentação. “É uma carga tributária muito alta, de mais de 40%, o povo não aguenta mais”, disparou.

O presidente estadual do DEM, deputado federal José Carlos Aleluia, disse que a elevação vem para complementar o “pacote de maldades” da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

“O governador Rui Costa está botando pimenta nas maldades da presidente. A gasolina vai ficar mais cara na Bahia de verdade no dia da mentira”, ironizou.

Fonte: Varela Notícias

Mais Lidas