A cidade de Paulo Afonso, na Bahia, foi contemplada com investimentos na área da saúde pública, anunciados na quinta-feira (22/07) pela gestão municipal. Os recursos, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde) do Governo Federal, vão garantir a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Barroca, o envio de equipamentos para a UBS, uma nova ambulância do SAMU e um kit de teleconsulta, ampliando o atendimento remoto no município.
Segundo a Prefeitura de Paulo Afonso, as conquistas são resultado da articulação direta da gestão junto ao Governo Federal, em Brasília, com o objetivo de ampliar e qualificar os serviços prestados à população. “Esses investimentos reforçam a rede pública e garantem um atendimento mais ágil, humano e eficiente para todos os pauloafonsinos”, destacou a secretária de Saúde, Renata Fernandes.
A nova UBS vai contribuir para a descentralização dos atendimentos atualmente realizados na UBS do Moxotó, enquanto os novos equipamentos permitirão maior resolutividade nas unidades de saúde. O kit de telemedicina representa um avanço tecnológico, levando atendimento médico a áreas de difícil acesso e facilitando o acompanhamento de pacientes que não podem se deslocar até a unidade.
O anúncio faz parte de um pacote de investimentos do Novo PAC Saúde, que prevê a aplicação de R$ 5,96 bilhões em todo o país, beneficiando 90% dos municípios brasileiros, segundo o Governo Federal. Na Bahia, além de Paulo Afonso, outras cidades também foram contempladas com obras e equipamentos, incluindo policlínicas, hospitais universitários e centros de atendimento psicossocial. O programa também prevê a distribuição de sete mil kits de teleconsulta para Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil, ampliando o acesso à saúde digital e especializada, principalmente em regiões mais vulneráveis.