Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem é encontrado sem vida em residência no centro de Paulo Afonso

Jovem é decapitada após não corresponder a interesse amoroso de idoso no Ceará

Irmãos morrem em acidente a caminho do velório da mãe

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Bahia terá CPI para investigar invasões do MST em propriedades rurais

Última atualização: 04/04/2023 19:08
Compartilhar
Compartilhar

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) conseguiu as assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para investigar as ocupações realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado. Segundo o deputado, a CPI visa apurar a legalidade das invasões, bem como as circunstâncias em que elas ocorrem e os interesses por trás dessas ações.

Desde o início do ano, o MST tem realizado diversas ocupações de propriedades rurais privadas tanto na Chapada Diamantina quanto na região Extremo Sul do estado. O alvo principal dos trabalhadores tem sido as empresas que produzem celulose, como a Suzano. Segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), já foram registradas 11 invasões de propriedades na Bahia.

Os produtores rurais baianos afirmam que a quantidade de ocupações já superou 40 neste ano. Essas ocupações têm gerado diversas críticas de setores políticos ligados à direita, que apontam um aumento de invasões de propriedades privadas nas zonas rurais desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, o MST defende que as ações são necessárias para pressionar o governo a cumprir o papel de promover a reforma agrária e garantir o acesso à terra para as famílias camponesas que não têm onde viver ou trabalhar.

Leandro de Jesus afirma que a CPI é necessária para investigar o real propósito do MST e os financiadores do movimento, bem como a origem dos recursos utilizados nas invasões e as possíveis relações entre os invasores e os proprietários das terras ocupadas. Ele também afirma que a comissão deve verificar as condições de vida dos trabalhadores rurais que vivem nas áreas ocupadas e avaliar se as ações do MST estão de acordo com a legislação em vigor.

A CPI já conta com as assinaturas de 21 deputados, e deve ser protocolada na presidência da AL-BA nas próximas semanas. Uma vez instaurada, a comissão terá poderes para convocar testemunhas, requisitar documentos e realizar diligências para apurar as denúncias.

TAGS:BahiaCPIinvestigaçãomstpropriedades rurais

RELACIONADAS

Img_2963.Jpeg.webp
Deputado Mário Negromonte Júnior entrega tratores a três comunidades rurais de Paulo Afonso
Não Existe Lampião Sem Maria Bonita, E Nem Maria Bonita Sem Lampião! Não Importa Onde Estejam Eles Sempre Governaram.o Inferno É Nosso. ....@Juninaimperiodoforro.webp
Concurso Regional de Quadrilhas Juninas: Império do Forró leva troféus em quatro categorias
_Mg_5213.Jpeg
Pix automático entra em vigor nesta segunda-feira e promete revolucionar pagamentos recorrentes no Brasil
Governo da Bahia entrega fuzis e viaturas para fortalecer policiamento no interior
Cinco pessoas são presas após jovem ser torturada e enterrada em terreno baldio na Bahia
Governo da Bahia abre inscrições para programas que oferecem CNH gratuita a 12 mil beneficiários

MAIS NOTÍCIAS

Polícia e investigação

Megaoperação policial cumpre mandados em Paulo Afonso e outras cidades da Bahia

Foto: Reprodução/ Redes Sociais Psdb
Cenário Político

Fusão PSDB e Podemos recua por divergências estaduais

Foto-Se-Ligue-Bahia-9.Jpg
Cenário Político

Apoiadores do Hamas intimidam turistas israelenses em Itacaré na Bahia

Camisabahia_Leticiamartins_1_Widemd.jpeg
Esportes

Bahia entra de férias e retorna aos treinos em 28 de junho para Copa do Nordeste

Pix-Automatico-Bruno-Peres-Agencia-Brasil.jpeg
Cenário Político

PIX Automático entra em vigor nesta segunda-feira beneficiando 60 milhões de brasileiros

Cenário Político

Inscrições para 12 mil vagas de CNH gratuita na Bahia começam nesta segunda-feira (16)

54578203759_D6C2Bd7B88_O.jpeg
Cenário Político

Moraes determina que Meta forneça dados de perfil no Instagram supostamente usado por Mauro Cid

Cenário Político

Seca: Santa Brígida e outros municípios recebem apoio emergencial do Governo da Bahia

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?