A Bahia terá 214 disputas municipais em que apenas dois candidatos concorrerão, representando 51,31% dos municípios do estado. Esse dado coloca a Bahia em quarto lugar no Brasil em número absoluto de pleitos entre dois candidatos, atrás de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Essas informações foram extraídas de um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que também revelou que 2.748 cidades brasileiras, ou 49% do total, terão apenas duas candidaturas nas eleições de 6 de outubro. O estudo destaca que apenas 11% das cidades do país nunca enfrentaram uma disputa com apenas dois candidatos.
Entre 2000 e 2024, 203 cidades decidiram todas as suas eleições entre apenas dois candidatos, e dois terços das cidades tiveram essa situação em pelo menos três pleitos nesse mesmo período.
Os partidos mais ativos nas disputas são o MDB, com 900 participações, seguido pelo PSD, PP, UNIÃO e Republicanos. A maioria das disputas ocorrerá entre homens (72%), enquanto 26% terão um homem e uma mulher e 2% duas mulheres.