O governo da Bahia realizou nesta sexta-feira (2) a entrega de equipamentos e insumos no Território de Identidade de Irecê, com foco na mitigação dos efeitos da seca na região Norte do estado. A ação emergencial incluiu a distribuição de retroescavadeiras, tanques-pipa e 333 sacas de milho destinadas à alimentação de rebanhos.
As iniciativas foram coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os recursos contemplam sete municípios da região, com investimento de R$ 26 milhões. As ações integram uma estratégia maior da SDR, que prevê a entrega de 250 mil sacas de milho para alimentar caprinos, ovinos, bovinos e vacas leiteiras em toda a Bahia.
Durante a visita ao município de João Dourado, o governador Jerônimo Rodrigues também anunciou novas obras voltadas ao desenvolvimento rural, educação, saúde e infraestrutura. Ele destacou a importância da rápida articulação com os prefeitos locais, que anteciparam ao governo estadual a situação da estiagem.
“O milho é emergencial, mas também estamos olhando para o futuro, com barragens, nascentes, culturas que não gastem muita água”, disse o governador. Ele ressaltou que a mobilização dos prefeitos foi fundamental para garantir resposta rápida por parte do Estado.