Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Mulher recebe R$ 2,4 milhões por engano e gasta tudo em um dia: ‘Pensei que fosse presente de Deus’

Cantora de Tacaratu que viralizou por ter “a voz de Pablo” sofre acidente após gravação

Homem foi morto por traficantes após urinar em poste na frente de crianças

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Audiência na AL-BA discute demissão de vigilantes da Chesf em Paulo Afonso

A audiência levantou preocupações sobre o uso crescente de tecnologia em substituição à mão de obra humana, a segurança nas subestações de energia e o risco potencial de apagões.

Última atualização: 15/12/2023 14:18
Compartilhar
Compartilhar

Na audiência pública de quinta-feira (14), realizada nas salas Herculano Menezes e Luís Cabral da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), a demissão de cerca de 120 vigilantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) em Paulo Afonso foi amplamente debatida. A audiência, intitulada “Desemprego de vigilantes e insegurança de funcionários e instalações da Chesf”, levantou preocupações sobre o uso crescente de tecnologia em substituição à mão de obra humana, a segurança nas subestações de energia e o risco potencial de apagões.

- Anúncio-

Contextualização e repercussões:

A deputada Maria del Carmen (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da AL-BA, enfatizou a importância desses trabalhadores para a sociedade, alertando para os riscos de deixar equipamentos vitais sem proteção adequada. Segundo ela, a demissão massiva de vigilantes pode acarretar sérios transtornos para a população, incluindo o risco de apagões.

“É uma relação de trabalho importante para a sociedade, pois você tem grandes equipamentos que ficam descobertos com as demissões, tendo o risco de provocar apagões nas cidades e transtornos diversos para a população. A denúncia está feita, é um tema que merece a atenção da Casa do Povo e vamos encaminhar as demandas surgidas aqui para quem tem a responsabilidade de acompanhar todo este processo”, afirmou.

Homenagem e perspectivas técnicas:

O deputado Robinson Almeida (PT), um engenheiro eletricista, após prestar uma homenagem ao falecido ex-deputado federal Luiz Alberto, destacou a importância do Parque da Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Ele criticou o processo de privatização da Eletrobras, mencionando os impactos na economia e na qualidade dos serviços prestados à população.

“No setor de petróleo, o baiano paga a gasolina, o diesel e o gás de cozinha mais caros do Brasil, porque a Acelem, comprada pelo grupo árabe Mubadala, mantém uma política internacional de preços baseada no dólar. A Coelba, privatizada há três décadas, é uma mina de ouro para os seus acionistas espanhóis, mas presta o pior serviço à população, tri-campeã de queixas no Procon, com apagões e prejuízos para as pessoas”, detalhou.

Repercussões sociais e trabalhistas:

Paulo César Brito, presidente do Sindicato dos Vigilantes da Bahia, expressou a preocupação com os desempregados, muitos dos quais trabalhavam na empresa há quase 30 anos. A substituição por monitoramento eletrônico e pessoal não qualificado para a segurança de instalações críticas como usinas e subestações foi severamente criticada.

- Anúncio-

“A Chesf abandonou o compromisso social de gerar empregos. Só na cidade de Paulo Afonso são 80 trabalhadores, pais e mães de família, que deixaram de receber o seu salário, sem poder fazer mais seu mercado, comprar a roupa de seus filhos, pagar uma consulta médica. Queremos de volta nosso ganha pão, nosso meio de sobrevivência digno e honesto”, disse.

Posicionamento da Chesf:

Jenner Guimarães, diretor administrativo da Chesf, defendeu as ações da empresa como parte de um processo de modernização tecnológica. Ele detalhou o investimento de 98 milhões em novas tecnologias para garantir a segurança das instalações.

“O que está ocorrendo é um processo de modernização tecnológica dentro do setor de segurança, onde recursos estão sendo incorporados, buscando a otimização e uma maior eficiência no monitoramento das áreas. Jenner informou ainda que, nos últimos quatro anos, houve um investimento de 98 milhões em novas tecnologias, como videomonitoramento, tele assistência e o uso de sonofletores e radares magos para proporcionar mais segurança às instalações das unidades e também às pessoas que gravitam nas áreas controladas pela Companhia”, informou.

TAGS:AL-BAaudiência públicachesfchicosabetudoDesempregodestaquePaulo Afonsosegurança energética

MAIS LIDAS

Cantora de Tacaratu que viralizou por ter “a voz de Pablo” sofre acidente após gravação
Entretenimento
Defesa do PM envolvido em briga com GCM e bombeiro em Paulo Afonso emite nota de esclarecimento
Polícia e investigação
Foto: Divulgação
Homem é detido em Camaçari após polícia encontrar pistola em festa
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Bolsonaro tem piora na saúde e pede atendimento médico em casa

Cenário Político

Após convite de Lula, Papa Leão afirma que virá ao Brasil “no momento oportuno”

Curiosidades e Tecnologia

SineBahia de Paulo Afonso oferece novas oportunidades de emprego nesta segunda-feira (13)

Polícia e investigação

Mulher é levada à delegacia por danificar câmeras, moto e ameaçar ex em Santa Brígida

Foto: Mariana Ribeiro / Bahia Notícias
Cenário Político

Hamilton Assis quer tarifa zero e rejeita empréstimo para Amarelinhos

Foto: Ricardo Stuckert / Pr
Cenário Político

Rui Costa quer disputar o Senado e complica ‘chapa dos sonhos’ na BA

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cenário Político

Trump diz que libertação de reféns pelo Hamas pode ocorrer antes

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Cenário Político

Simone Tebet vai à China para avançar projeto de integração

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?