Artistas, movimentos sociais e partidos políticos organizam manifestações em todo o Brasil neste domingo (21) contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os atos foram convocados após a aprovação da proposta na Câmara dos Deputados nesta semana e têm como objetivo pressionar o Senado a barrar a medida.
A chamada “PEC da Blindagem”, também apelidada por opositores de “PEC da Bandidagem”, estabelece que deputados e senadores só possam ser processados criminalmente com autorização de suas respectivas Casas, em votação secreta, e amplia o foro privilegiado. A proposta também dificulta a prisão dos parlamentares, restringindo-a apenas a casos de crimes inafiançáveis, como racismo e terrorismo.
Além disso, na quarta-feira (17), a Câmara aprovou o regime de urgência para o projeto de anistia, que pode perdoar os envolvidos na invasão dos prédios dos Três Poderes, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. O Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou que não aceitará a medida caso ela avance.
Entre os nomes que se unem contra as propostas estão Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Anitta, Daniela Mercury, Tony Bellotto, Marcos Palmeira e Fernanda Abreu. Os artistas utilizaram as redes sociais para convocar os brasileiros às ruas. Em vídeo publicado, Caetano Veloso afirmou que “a PEC da Bandidagem tem que receber da sociedade uma resposta socialmente saudável”.
As manifestações serão realizadas em 33 cidades de 22 capitais, segundo movimentos organizadores como as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, ligadas a partidos de esquerda, MST e MTST. Em São Paulo, o ato será na Avenida Paulista, em frente ao MASP, às 14h, convocado por Guilherme Boulos (PSOL). No Rio de Janeiro, a concentração será em Copacabana, também às 14h, com shows de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan. Em Brasília, o rapper Djonga terá participação em uma apresentação ao lado do Museu Nacional.
Em Paulo Afonso (BA), o diretório municipal do PT convocou militantes e simpatizantes para um ato local, marcado para às 8h, na Feirinha, no centro da cidade. A orientação é que os participantes utilizem camisas vermelhas, levem bandeiras e participem de forma pacífica.
Confira o comunicado:
Um Chamado pela Democracia: PT na Rua no Domingo (21/09)
Camaradas filiados e militantes do Partido dos Trabalhadores,
Salve!
O próximo domingo, 21 de setembro, será um dia decisivo para o Brasil. Como sabemos, setores conservadores e antidemocráticos aprovaram a PEC DA BANDIDAGEM. para se auto protegerem no Congresso Nacional.
Nós, do Partido dos Trabalhadores, não podemos ficar inertes. Onde houver tentativa de desestabilizar a democracia que tanto lutamos para conquistar e consolidar, lá estaremos nós para dar a resposta popular e progressista.
Não nos calaremos perante narrativas falsas que só servem para dividir o nosso país e criminalizar os movimentos sociais. É nosso dever nos mobilizarmos para:
· Defender a Democracia e o Estado Democrático de Direito.
· Dizer não a PEC da Bandidagem.
· Mostrar nossa força e nossa união em prol de um Brasil mais justo e igualitário.
Por isso, convocamos todos os nossos filiados, simpatizantes e aliados a se fazerem presentes no domingo. Vamos ocupar as ruas com nossa mensagem de paz, esperança e defesa intransigente dos direitos do povo.
O que: Ato em Defesa da Democracia.
Quando: Domingo, 21 de setembro.
Horário: 08h.
Local: Feirinha (centro)
Vamos de camisa vermelha e bandeiras. Leve sua família, seus amigos e toda a sua disposição para cantar em alto e bom som: o povo unido jamais será vencido!
A luta continua, e é nas ruas que escrevemos a história.
Contamos com a presença de todos!
Atenciosamente,
Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores.
