Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Chow-chow que arrancou lábio de mulher foi eutanasiado por decisão do marido

Eduardo Costa aparece careca em show e explica: ‘Usei muita bomba’

Prefeitura de Paulo Afonso anuncia processo seletivo com 450 vagas para cuidadores

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Aposta do Planalto: Quando Bolsonaro estará detrás das grades?

Ministros preveem que Bolsonaro só será preso após julgamento no STF, possivelmente no segundo semestre de 2024.

Última atualização: 28/03/2024 10:21
Compartilhar
Compartilhar

No Palácio do Planalto, há uma percepção entre ministros de que a recente estadia do ex-presidente Jair Bolsonaro na Embaixada da Hungria em Brasília não resultará em uma ordem de prisão imediata pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, esses assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acreditam que a prisão de Bolsonaro pode se concretizar apenas após um julgamento pelo plenário do STF, previsto para ocorrer no segundo semestre de 2024.

A presença de Bolsonaro na embaixada húngara veio à tona através de uma reportagem do jornal americano The New York Times, que teve acesso a imagens de vídeo da segurança do local. De acordo com essas imagens, Bolsonaro teria chegado à embaixada na noite de 12 de fevereiro, uma segunda-feira de Carnaval, permanecendo até o dia 14.

Esta visita ocorreu logo após a Polícia Federal apreender o passaporte do ex-presidente, no âmbito de uma investigação que examina uma possível conspiração para manter Bolsonaro no poder após sua derrota eleitoral para Lula.

Pelas regras da Convenção de Viena, que o Brasil ratificou, as embaixadas são áreas sob jurisdição estrangeira e invioláveis, o que impede qualquer ação de busca ou prisão sem consentimento do país responsável pela embaixada. Isso significa que Bolsonaro, mesmo diante de uma possível ordem de prisão pelo STF, não poderia ser detido dentro da embaixada sem a permissão do governo húngaro.

A questão da prisão preventiva de Bolsonaro ganhou força após a divulgação de sua visita à embaixada. Vários parlamentares da esquerda passaram a solicitar que o STF decrete sua prisão preventiva. O ministro Alexandre de Moraes, relator de diversos inquéritos contra Bolsonaro no STF, exigiu que o ex-presidente esclarecesse a razão de sua visita em um prazo de 48 horas. A defesa de Bolsonaro entregou as explicações solicitadas na quarta-feira, 27 de março.

Em casos anteriores, o ministro Moraes já considerou solicitações de asilo político como justificativa para manter a prisão preventiva de apoiadores de Bolsonaro. Este desenvolvimento sublinha a complexidade jurídica e política envolvendo a figura do ex-presidente e suas ações após a eleição.

TAGS:bolsonaroEmbaixada da HungriajulgamentoprisãoSTF

RELACIONADAS

Implementação De Biometria Atende Ordem Do Tcu (Imagem: Rafastockbr/Shutterstock)
INSS exige biometria para empréstimos consignados a partir de sexta-feira
Foto: Reprodução / Iphan
Salvador investe R$ 800 mil em requalificação de imóveis no Pilar
Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
Governo da Espanha ordena Airbnb a remover 65 mil anúncios por violações
Foto: Antonio Queirós
Salvador: debate sobre reajuste salarial de professores é avaliado pelo plenário da Câmara
Foto: Antonio Augusto /Stf / Reprodução
STF confirma pagamento de honorários à Defensoria Pública da Bahia
Convocada pela Câmara, secretária de Saúde não comparece à sessão, e prefeito justifica: “Agenda na capital”

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso anuncia processo seletivo com 450 vagas para cuidadores

Foto: Reprodução / Políticos Do Sul Da Bahia
Cenário Político

João de Deus, ex-vereador de Itapetinga, morre de infarto aos 58 anos

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cenário Político

Padre Patrick Fernandes, influenciador com 6,6 milhões de seguidores, vai depor na CPI das Bets

Foto: Divulgação / Stf
Cenário Político

STF discute emenda obrigatória: impacto e controvérsias

Cenário Político

Cuidadores da rede municipal de Paulo Afonso conquistam redução de jornada e aumento salarial após mobilização

Cenário Político

Prefeito de Paulo Afonso faz alerta sobre descarte irregular de lixo e seus impactos na saúde pública

Cenário Político

Prefeito de Paulo Afonso pede que população denuncie descarte irregular de lixo

Cenário Político

Prefeitura anuncia cancelamento do São João de 2025 em Santa Cruz Cabrália por causa das chuvas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?