A Anvisa determinou ações em todo o país envolvendo três produtos: o suplemento Zempyc Natural, o suplemento Ki‑Fit‑Turbo e o azeite Los Nobles. As medidas incluem apreensões, recolhimentos e proibições da comercialização — afetando consumidores em diferentes estados, inclusive na Bahia (Salvador e Paulo Afonso).
O que motivou as ações
No caso do Zempyc Natural, a decisão veio depois que a empresa indicada no rótulo, a Sorocaps Indústria Farmacêutica, informou que não fabrica nenhum produto com o nome ou a marca “Zempyc”. Ou seja: a origem e a composição do suplemento ficaram desconhecidas. Além disso, o produto vinha sendo divulgado de forma irregular em sites e redes sociais (Facebook e Instagram), com promessas de emagrecimento, queima de gordura, redução do apetite, aceleração do metabolismo e aumento de energia — afirmações que não são autorizadas para suplementos alimentares.
As peças publicitárias também associavam o suplemento a efeitos semelhantes aos atribuídos ao medicamento Ozempic, o que acendeu alertas da fiscalização por potencial incentivo ao uso indevido.
Para o Ki‑Fit‑Turbo, a Anvisa ordenou recolhimento e proibição após receber relatos de efeitos adversos ligados ao consumo, como taquicardia, desconforto torácico compressivo, epigastralgia (dor ou desconforto no alto do abdome), náuseas, vômitos e diarreia. A composição do produto também era desconhecida, e ele vinha sendo divulgado com alegações terapêuticas irregulares.
Quanto ao azeite Los Nobles, a proibição vale para todo o território nacional. A decisão — publicada no Diário Oficial da União desta terça‑feira (16) — apontou que o produto não possuía registro na Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (Anmat), da Argentina, o que levou a Anvisa a considerá‑lo clandestino.
Medidas aplicadas
De forma resumida, as determinações da Anvisa abrangeram:
- para o Zempyc Natural: apreensão e proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os lotes;
- para o Ki‑Fit‑Turbo: recolhimento e proibição da comercialização, distribuição, exportação, fabricação, propaganda e uso;
- para o azeite Los Nobles: proibição da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso em todo o território nacional.
As ações foram justificadas principalmente pela incerteza sobre a origem e a composição dos suplementos e pelos relatos de efeitos adversos no caso do Ki‑Fit‑Turbo.
Se você tiver qualquer um desses produtos em casa, a orientação é seguir as determinações oficiais: não usar e aguardar informações sobre recolhimento e procedimentos de devolução pelas autoridades competentes.