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Cenário Político

ANTT altera obras da Fiol no Lote 2F e inclui trecho de 16,687 km

ANTT atualiza autorização da Fiol no Lote 2F, incluindo novo segmento de 16,687 km e readequando pontos de obras; prazos ainda não foram divulgados.

Última atualização: 18/09/2025 00:06
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Foto: Divulgação
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Esta semana a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma decisão que altera parte das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no Lote 2F, o trecho entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. A mudança, formalizada em agosto pela decisão Sufer nº 168, atualizou o artigo 2º da autorização original — a autorização nº 37, emitida em fevereiro.

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Uma das novidades mais relevantes foi a inclusão de um segmento ferroviário de 16,687 quilômetros que não constava no planejamento divulgado em fevereiro. Além disso, dezenas de intervenções menores tiveram seus pontos quilométricos revedidos.

O que muda na prática?

E o que isso significa no dia a dia das obras? Em linhas gerais, a decisão:

  • Inclui o novo segmento de 16,687 quilômetros no escopo;
  • Reclassifica a localização de passagens veiculares, passagens em nível, ligações de estradas vicinais e até uma passagem de gado;
  • Mantém estruturas maiores já previstas — como a ponte sobre o Rio das Pedras e dois viadutos ferroviários —, mas reorganiza o projeto;
  • Amplia o pacote de serviços para incluir infraestrutura e superestrutura, construção de pátios de cruzamento, remanejamento de linhas de transmissão e a edificação de seis pontes e um viaduto sobre a BR-116.

A autorização original atribuía a execução das chamadas “Obras Complementares” à subconcessionária Bahia Ferrovias S.A., cobrindo municípios como Manoel Vitorino, Jequié, Itagi e Aiquara. A responsabilidade permanece com a subconcessionária, mas o desenho e o alcance de algumas intervenções foram reconfigurados.

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Por enquanto, os documentos publicados não trazem prazos de execução nem indicam os próximos passos processuais. Em outras palavras: há clareza sobre o que foi ampliado, mas não sobre quando cada etapa deve começar ou terminar.

Se você acompanha o projeto, vale ficar atento às próximas publicações da ANTT: as mudanças no mapa de obras podem afetar cronogramas locais, obras viárias e circulação nas comunidades ao longo do traçado.

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TAGS:ANTTFiol

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