Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Velório de Andrey Rener reúne multidão em Paulo Afonso e momento comovente com cavalo marca despedida do vaqueiro

Influenciador “Rei do Fuá” é assassinado com 17 tiros na frente de casa

“Meu coração está sofrendo”, diz mãe de jovem desaparecido há mais de uma semana em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

AL-BA discute pejotização e agências bancárias na Bahia

A AL-BA debateu a pejotização e o fechamento de agências bancárias na Bahia, com foco nos impactos sobre trabalhadores e a população de mais de 30 municípios.

Última atualização: 16/08/2025 14:29
Compartilhar
Foto: Neuza Costa Menezes / Al-Ba
Foto: Neuza Costa Menezes / AL-BA
Compartilhar

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoveu nesta sexta-feira (15) uma audiência pública para analisar os impactos da terceirização, da contratação de bancários como pessoa jurídica (PJ) e do encerramento de agências bancárias privadas no estado. O debate ocorreu no Auditório Jornalista Jorge Calmon, em Salvador, na Bahia, por iniciativa do deputado estadual Bobô (PCdoB), no âmbito da Comissão de Infraestrutura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

- Anúncio-

O encontro foi uma construção conjunta com o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. O parlamentar ressaltou que, mesmo com lucros elevados, as instituições financeiras privadas têm promovido desligamentos e contribuído para o adoecimento de seus colaboradores.

Práticas de contratação e fechamento

A pejotização tem sido uma prática intensificada pelos bancos privados, conforme o deputado Bobô. Ele explica que essa modalidade se configura como uma simulação de vínculo empregatício.

“A pessoa desempenha suas funções com todas as características que configuram vínculo empregatício, mas é contratada como se fosse prestador de serviços”, afirmou o deputado.

Essa estratégia, segundo os defensores da pauta, mascara a relação de trabalho e precariza as condições dos profissionais. Além da precarização das relações de trabalho, a Bahia enfrenta a redução de agências.

- Anúncio-

Impacto direto nos municípios

Mais de 30 municípios baianos perderam unidades bancárias nos últimos dois anos. Essa desativação obriga os cidadãos a se deslocarem por longas distâncias para acessar serviços básicos, como saques e pagamentos, gerando transtornos e exclusão financeira para as populações locais.

Encaminhamentos propostos

Como encaminhamento da audiência, o deputado Bobô propôs a mobilização de representantes baianos no Congresso Nacional, em Brasília, para que o tema seja debatido na Câmara dos Deputados. Adicionalmente, sugeriu que a discussão seja aprofundada na própria AL-BA, através da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho.

- Advertisement -
TAGS:BancáriosPejotização

MAIS LIDAS

Bombeiro natural de Delmiro Gouveia é encontrado morto em Arapiraca
Polícia e investigação
Foto: Reprodução / Alô Juca
Dois homens são encontrados mortos na Rua Luís Eduardo Magalhães, Salvador
Polícia e investigação
Caminhão arrasta fiação e derruba parte de muro de residência em Paulo Afonso
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Mariana Ribeiro / Bahia Notícias
Cenário Político

Pedro Pimenta, amputado, pede inclusão de pessoas com deficiência

Foto: Jefferson Peixoto/Divulgação/Cbpm
Cenário Político

Painel na EXPOSIBRAM diz que Bahia deve agregar valor a minerais

Cenário Político

Lula vai participar de reunião emergencial com ministros após megaoperação no Rio

Cenário Político

Jerônimo Rodrigues anuncia 890 vagas em concursos para o serviço público baiano

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Cenário Político

Ministério da Justiça prefere projeto antifacção a PEC

Texto Aprovado Na Câmara Dos Deputados Ainda Precisa Ser Analisado Pelo Senado (Imagem: Sebastianosecondi/Istock)
Cenário Político

Senado analisa projeto que retoma gratuidade de despacho de 23 kg

Foto: Divulgação/Govba/Flickr
Cenário Político

União Progressista exige que parlamentares do PP na Bahia escolham lado

Foto: Divulgação / Ssp-Ba
Cenário Político

Governo da Bahia assina projeto para investigar homicídios em Camaçari

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?