Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Veja as últimas mensagens enviadas por Japinha do CV antes de ser fuzilada

Morte da “Musa do Crime” gera comoção nas redes sociais: “Inteligente e linda”

Polícia revela identidade dos traficantes baianos presos no Rio de Janeiro

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Advogada baiana é cogitada para vaga no STF

Conheça a história e o apoio por trás da possível indicação de Vera Lúcia ao Supremo Tribunal Federal.

Última atualização: 04/06/2023 18:34
Compartilhar
Compartilhar

Uma advogada baiana está sendo cotada como a segunda indicada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com a vaga aberta pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, especula-se sobre quem será o substituto, e o nome de Vera Lúcia Santana Araújo desponta nos bastidores da política.

- Anúncio-

Vera Lúcia, atualmente atuando como advogada em Brasília, é natural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Sua trajetória inclui experiências como secretária-adjunta de Igualdade Racial no Governo do Distrito Federal e diretora-executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Além disso, ela é uma das lideranças da Frente de Mulheres Negras na capital do país.

Neta de lavadeira e filha de professora, Vera Lúcia mudou-se para Brasília aos 18 anos após não conseguir ingressar em uma faculdade de Medicina. Decidida a seguir uma carreira jurídica, prestou vestibular para Direito e foi aprovada.

Embora não tenha sido escolhida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lúcia já recebeu indicações relevantes. Agora, ela conta com apoios importantes para ser a escolhida de Lula para o STF. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defende a nomeação de uma mulher negra e tem Vera Lúcia como favorita, segundo informações do jornal O Globo.

- Anúncio-

A indicação de uma mulher negra para o Supremo é respaldada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e pelo ministro Edson Fachin. Além disso, uma ampla campanha está em andamento para que o presidente atual escolha uma mulher negra, o que representaria um marco histórico. Vale ressaltar que a última indicação de um homem negro para o STF ocorreu em 2003, quando Joaquim Barbosa foi escolhido pelo então presidente Lula.

Diversas entidades jurídicas, como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e o Grupo Prerrogativas, assinaram um documento defendendo a nomeação de uma mulher negra para o STF, destacando que seria uma oportunidade singular para fortalecer a democracia brasileira.

- Advertisement -

A ONG Educafro divulgou uma lista com 10 pessoas negras com currículo para assumir uma cadeira no STF, incluindo Vera Lúcia e a procuradora Lívia Santana Vaz, do Ministério Público da Bahia.

TAGS:advogada baianaGoverno Lulaindicaçãoportal chicosabetudoSTFVera Lúcia Santana Araújo

MAIS LIDAS

Veja as últimas mensagens enviadas por Japinha do CV antes de ser fuzilada
Polícia e investigação
Morte da “Musa do Crime” gera comoção nas redes sociais: “Inteligente e linda”
Polícia e investigação
Polícia revela identidade dos traficantes baianos presos no Rio de Janeiro
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Deputado pede “um minuto de aplausos” pelos traficantes mortos no Rio de Janeiro

(Imagem: Brian Jason, Gguy E Kaliva - Shutterstock)
Cenário Político

Trump e Xi fecham acordo sobre tarifas, mas não avançam em chips

(Imagem: Dc Studio/Freepik)
Cenário Político

Anatel exclui do cadastro cerca de 22 mil provedores de banda larga fixa

Cenário Político

Alvo de operação na Bahia, vereador é encontrado com R$ 130 mil em espécie

Foto: Divulgação / Cofic
Cenário Político

TJ-BA decide em 4/11 futuro da única fábrica de peróxido em Camaçari

Instituto Alan Turing Foi Acusado De Ter Um &Quot;Ambiente Tóxico&Quot; De Trabalho; Presidente Nega
Cenário Político

Alan Turing sob escrutínio da Charity Commission após denúncias

Foto: Reprodução / Google Street View
Cenário Político

FGM habilita projeto da ACB para recuperar palácio do Comércio

Foto: Reprodução / Massarandupió.com.br
Cenário Político

PBZPA é publicado para aeródromo de Massarandupió, em Entre Rios

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?