Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Suspeito de matar a Diaba Loira teria vazado vídeo íntimo da traficante

Jovem de 18 anos é baleado após desentendimento no trânsito em Paulo Afonso

Furto em igreja de Paulo Afonso: oito cofres violados e dinheiro levado

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

A nova lei pode restringir acesso a praias para turistas em até 10%

O PL 4.444/2021 propõe restringir até 10% das praias para empreendimentos turísticos. Críticos alertam sobre riscos ambientais e acesso público.

Última atualização: 11/06/2024 19:04
Compartilhar
A Nova Lei Pode Restringir Acesso A Praias Para Turistas Em Até 10%
Compartilhar

Um novo projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados pode permitir que até 10% das áreas de praia em cada município costeiro tenham acesso restrito, beneficiando empresas turísticas, como hotéis de alto padrão. O texto do Projeto de Lei 4.444/2021 foi apresentado pelo deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e está em tramitação em regime de urgência. A votação pode ocorrer a qualquer momento, dependendo de um acordo entre os líderes da Câmara, embora ainda não haja uma data prevista.

- Anúncio-

O projeto prevê a delimitação de até 10% da faixa de areia de cada município como Zona Especial de Uso Turístico (Zetur). Essas áreas terão acesso limitado a pessoas não autorizadas, possibilitando o uso exclusivo por empreendimentos turísticos, como hotéis, marinas e parques privados, com autorização do Ministério do Turismo. No entanto, será proibido destinar essas áreas a propriedades de uso residencial unifamiliar.

Apresentado em dezembro de 2021, o projeto inclui a criação do Programa Nacional de Gestão Eficiente do Patrimônio Imobiliário Federal, alterando a Lei 9.636 de 1998, que regulamenta o uso de terrenos de marinha. A proposta tem implicações diretas na chamada PEC das Praias.

Em 16 de fevereiro de 2022, a urgência para a tramitação do projeto foi aprovada na Câmara por 321 votos a favor e 91 contra, com o apoio do então governo Bolsonaro. Os partidos PT, PSB, PSOL, PCdoB e Rede foram os únicos a se posicionar contra. Logo após a aprovação da urgência, o deputado José Priante (MDB-PA) foi designado como relator do projeto.

- Anúncio-

Em entrevista à Rádio Nacional, Ana Paula Prates, diretora de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, afirmou que o PL 4.444 integra um conjunto de medidas junto com a PEC das Praias, que tende a privatizar terrenos litorâneos anteriormente sob posse da União, mas que podem ser transferidos para estados, municípios e proprietários privados.

A PEC das Praias, também conhecida como PEC 3/2022, está em tramitação no Senado e gerou um intenso debate público. Críticos da PEC argumentaram que, embora o texto relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não mencione expressamente a privatização das praias, há um risco de que a transferência dos terrenos possa dificultar o acesso público às faixas de areia e acarretar impactos ambientais negativos.

- Advertisement -

Devido à repercussão negativa, o senador Flávio Bolsonaro anunciou uma emenda à PEC para garantir que as praias continuem sendo bens públicos de uso comum, assegurando o livre acesso ao mar. No entanto, essa alteração ainda não foi formalmente registrada no Senado.

A proposta de criação de áreas especiais para o turismo foi aprovada na semana passada no Senado, sob o Projeto de Lei 1.829/2019, que atualiza a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771 de 2008). Este projeto incentiva a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico (Aeits) e está aguardando deliberação da Câmara【4:0†source】.

MAIS LIDAS

Suspeito de matar a Diaba Loira teria vazado vídeo íntimo da traficante
Polícia e investigação
Cavalo tem patas mutiladas com facão após cavalgada em São Paulo
Polícia e investigação
Jovem é espancada até a morte após se recusar a ficar com chefe de tráfico
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

(Imagem: Xtock/Shutterstock)
Cenário Político

EUA negam visto por ‘antiamericanismo’ e monitoram redes sociais

Foto: Edu Mota, De Brasília / Bahia Notícias
Cenário Político

Leo Prates: Motoristas de app da Bahia resistem à CLT

Captura De Tela 2025-08-19 150209.Png
Cenário Político

Passagem de avião: como escolher o melhor voo para sua necessidade

(Imagem: Saulo Ferreira Angelo - Shutterstock / Fabio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil)
Cenário Político

Brasil defende comércio digital em embate com EUA

Cenário Político

“Perdeu, mané”: baiana que pichou estátua com batom tem pena de 14 anos mantida por Moraes

Cenário Político

Projeto de lei de Jerônimo Rodrigues visa facilitar negociação de dívidas do IPVA na Bahia

Foto: Divulgação
Cenário Político

Max Passos é o novo diretor-geral do Detran-BA; veja prioridades

Foto: Valter Pontes / Secom / Pms
Cenário Político

Salvador busca R$ 1,28 bi em empréstimos para social e infraestrutura

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?